O Spotify continua a tentar criar formas de manter os seus utilizadores cativados pelo serviço, introduzindo constantemente novas funcionalidades para que continues a descobrir novas músicas. Até agora, tinhas disponíveis opções como "Discover Weekly", "Release Radar", "Your Daily Drive" e também as várias listas "Made for you".
A mais recente adição surge de forma um pouco surpreendente, considerando que é uma lista criada a pensar especificamente nos "gostos" do teu animal de estimação. Para ganhares acesso a esta nova playlist precisas apenas de aceder à nova página e responder a algumas perguntas.
Spotify quer tornar o teu cão num verdadeiro audiófilo
Em primeiro lugar, vais precisar de dizer ao Spotify qual o teu animal de estimação. Para já, a escolha está limitada a um cão, gato, iguana, pássaro e hamster, deixando de fora os populares coelhos. Depois vais precisar de descrever o animal, de acordo com o seu nível de atividade e personalidade.
Depois de responderes às perguntas, vais poder carregar a fotografia do teu animal de estimação e basta esperar para que a "magia" aconteça. O resultado final será uma lista com 30 músicas que serão selecionadas de acordo com as respostas dadas. Se o teu cão for muito calmo, as músicas deverão apresentar um ritmo mais lento, enquanto o contrário deverá acontecer se for um animal mais agitado.
Durante a seleção das músicas, o algoritmo do Spotify faz um cruzamento das seleções com os teus gostos pessoais, de forma a garantir que ambos ficam satisfeitos com o resultado final.
Spotify trabalhou com um musicólogo para criar funcionalidade
Para tornar a nova funcionalidade o mais precisa possível, a empresa trabalhou diretamente com o musicólogo David Teie, membro ativo da American's National Symphony Orchestra. No seu portefólio, Teie conta com vários álbuns com música criada especificamente para animais e, a sua vasta experiência foi crucial para configurar o algoritmo do Spotify,
Apesar da preciosa ajuda do músico, o Spotify garante que todas as listas são criadas de forma automática sem qualquer intervenção humana.
Os resultados deverão continuar a melhorar com o tempo, à medida que o algoritmo é mais utilizado. Ainda assim, é possível verificar algumas escolhas interessantes. Por exemplo, os cães não gostam de músicas com registos baixos, pois podem representar ameaças.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook vai notificar-te quando entrares na rede social por terceiros
- Mark Hamill apagou a sua conta de Facebook. Entende porquê
- Reddit altera políticas para banir Deepfakes e falsas identidades