
Anos depois de o ter anunciado, o Spotify começou finalmente a disponibilizar o tão aguardado áudio sem perdas. O recurso, chamado Lossless, está a chegar de forma gradual aos assinantes Spotify Premium em mais de 50 mercados. E Portugal está na lista.
O que é o Spotify Lossless
Conforme o Spotify explicou no anúncio da chegada do novo recurso, o Lossless permite ouvir música em FLAC até 24 bits/44,1 kHz. “FLAC” é a sigla de “Free Lossless Audio Codec”, um formato de áudio que comprime ficheiros de música sem perder nenhuma informação de qualidade.
Ou seja, a nova funcionalidade permite que o utilizador ouça as músicas de praticamente todo o catálogo da plataforma com muito mais detalhe e clareza. Trata-se da resposta do Spotify ao que outros concorrentes, como a Apple Music e a Tidal, já oferecem há algum tempo.
A boa notícia é que o recurso não implica custos adicionais. O áudio sem perdas está incluído no plano Premium sem qualquer aumento de preço, algo que até surpreendeu muitos utilizadores, já que durante anos se especulou a criação de um plano mais caro dedicado ao Lossless.
Onde está disponível o Lossless no Spotify
De acordo com a empresa, o Lossless pode ser usado em:
- Smartphones, tablets e computadores
- Spotify Connect, incluindo dispositivos de marcas como Sony, Bose, Samsung e Sennheiser
- Suporte para Sonos e Amazon previsto já para o próximo mês
Os primeiros países a receber a novidade incluem Austrália, Alemanha, Japão, EUA, Reino Unido e Portugal, entre outros. Até outubro, mais de 50 mercados terão acesso ao novo nível de qualidade.
Como ativar o Spotify Lossless

O recurso não vem ativado por padrão. É necessário que o utilizador ative manualmente o Lossless em cada dispositivo. Quando estiver ativo, um novo indicador Lossless será exibido na barra “Em Reprodução” e também no seletor de ligação.
Para ativar o Spotify Lossless, segue estes passos:
- Clica na tua imagem de perfil
- Vai a Definições e privacidade
- Busca a opção Qualidade de multimédia
- Clica em Lossless
Para aproveitar ao máximo o áudio sem perdas, o Spotify recomenda:
- Usar Wi-Fi em vez de dados móveis
- Preferir fones de ouvido com fio ou colunas ligadas via Spotify Connect
- Evitar Bluetooth, já que a tecnologia não tem largura de banda suficiente para transmitir áudio Lossless sem compressão
Vale a pena usar o Lossless?
Apesar da chegada do Spotify Lossless ser uma novidade aguardada há anos, muitos utilizadores podem nunca tirar partido desta qualidade, já que a maioria ouve música através de fones Bluetooth, que não suportam áudio sem perdas.
Ainda assim, para quem tem o equipamento indicado e valoriza a máxima qualidade de som, o Spotify Premium Lossless pode tornar-se um verdadeiro diferencial e, por enquanto, sem custar mais do que já se paga pelo Premium.
Vê também:
- Como descobrir concertos perto de ti pelo Spotify: passo a passo
- Chegou o Spotify Mensagens: conversas em tempo real e partilhas diretas na app
- Instagram agora integra Spotify em tempo real: descobre como partilhar música nos Stories e Notas
Promoção do dia!