As novidades e como funcionam
Depois de facilitar a vida aos utilizadores com serviços de terceiros, o Spotify está a trilhar um caminho diferente e mais próximo da dinâmica rede social. A plataforma de streaming acaba de adicionar dois novos recursos para Android e iOS: atividade de escuta e sessões Jam.
Comecemos pela atividade de escuta que vai estar localizada no topo da página e que vai mostrar o que os teus amigos estão a ouvir, em tempo real. Se quiseres fazer-lhes companhia, apenas tens de recorrer à opção para audição partilhada.
- Para fazeres uso deste recurso, terás de executar os seguintes passos:
- Navegar até ao menu definições e selecionar privacidade e redes sociais;
Aqui, ativas a opção atividade de escuta. De imediato, vês um banner que mostra a música que um amigo está a ouvir. Podes partilhar a audição ou enviar um emoji.
O recurso sessões Jam funciona de uma forma ligeiramente diferente, mas também promove a partilha e audição conjunta. Na prática, esta funcionalidade permite ver o que um amigo está a ouvir e também trocar mensagens sincronizadas para comentar o que estão a ouvir e sobre o que vem a seguir.
Mas atenção para seres tu a iniciar uma sessão Jam tens de ter o Spotify Premium. Se cumprires este requisito, podes abrir um chat e tocar no botão Jam para começar uma sessão. As boas notícias é que o teu amigo não precisa de ter Spotify Premium para entrar na conversa e audição partilhada contigo.
Recursos disponíveis para iOS e Android até fevereiro
No seu blog oficial, o Spotify avança que os dois novos recursos vão estar disponíveis tanto para Android como para iOS. A plataforma avança também que as funcionalidades vão ser gradualmente para todos os utilizadores, até ao início do mês de fevereiro.
Esta é uma forma do Spotify permitir que os seus utilizadores usem mais a plataforma para interagir com os seus contactos, deixando de recorrer a redes sociais para partilha de links com músicas e playlists.
Alguns rumores já avançaram que, em breve, a plataforma de streaming de música pode ter também chats em grupo. Vamos esperar para ver se o Spotify se vai transformar na próxima rede social de sucesso.
