O Spotify lançou esta semana a possibilidade de fazermos pesquisas por voz dentro da sua aplicação Android. Com a frase "Hey Spotify" uma determinada música, banda ou lista de reprodução fica à distância de um pedido verbal.
Agora, o serviço de streaming de música vem confirmar em que moldes esta pesquisa por voz funciona. Um esclarecimento que vem confirmar os receios dos mais sensibilizados para a questão da sua privacidade.
Os teus comandos de voz terão influência nos anúncios apresentados no Spotify
Com o lançamento da página de perguntas frequentes deste serviço ficamos a saber que o Spotify utilizará os nossos comandos de voz para direcionar anúncios. Os dados recolhidos nessa interação terão influência direta nos anúncios que a plataforma te providenciará.
O serviço de streaming justifica esta medida para "fornecer-te publicidade que seja mais relevante para ti". Algo que é ainda mais alarmante é o facto de o Spotify partilhar essa informação com outros serviços.
Fica igualmente esclarecido o uso destas informações para traçar um perfil dos seus utilizadores. A plataforma diz querer tirar proveito dos dados recolhidos para te conhecer melhor e aos teus gostos.
Spotify garante que não grava as tuas conversas
Como em qualquer assistente virtual, para que esta desperte é necessária uma frase específica. No caso do Spotify, temos o "Hey Spotify" e só com uma escuta constante é que o serviço será capaz de detetar essa palavra-chave.
Para os preocupados com a eventual gravação das suas conversas, o Spotify descansa-os afirmando que não grava nenhum desses dados. Ele grava "trechos de alguns segundos", porém, estes são automaticamente eliminados caso não seja proferida a célebre frase.
A plataforma reforça que a pesquisa por voz é opcional, estando do lado do utilizador o poder de a habilitar ou desabilitar caso assim o entenda. Facilmente encontrarás essa opção nas definições da aplicação para Android do Spotify.
Editores 4gnews recomendam:
- Twitter terá tentado comprar Clubhouse. Valores são astronómicos
- Signal já integra funcionalidade de pagamentos, mas há um senão
- Google Play Store: como encontrar as tuas apps na nova UI