SpaceX lança os primeiros 60 satélites da sua rede de internet

Bruno Coelho
Comentar

Na madrugada desta sexta-feira, a SpaceX lançou os primeiros 60 salélites Starlink. Este é um projeto que pretende fornecer serviço de internet a partir do espaço, especialmente a sítios onde esta ainda não chega e com preços acessíveis.

Depois de duas tentativas falhadas na semana passada, o foguete Falcon 9 arrancou com sucesso esta quinta-feira às 22h30 (03h30 em Lisboa). O lançamento aconteceu no Cabo Canaveral, na Califórnia. Sensivelmente uma hora depois, os satélites de 227kg eram lançados em órbita a uma altitude de 550km da Terra.

Estes satélites serão sustentados pelos propulsores Hall, e a sua energia será extraída por um único painel solar. Assim formarão uma rede (Starlink) capaz de fornecer serviços de internet rápida e acessível em todo o globo.

SpaceX quer lançar 12 mil satélites Starlink até meados de 2020

Estes são os primeiros 60 satélites dos 12 mil que a SpaceX pretende levar a órbita até meados de 2020. Segundo o CEO da SpaceX, Elon Musk, quando 800 satélites Starlink estiverem em órbita o serviço terá uma “capacidade operacional significativa”. Aos 1000 satélites, a SpaceX já está a tornar o projeto "viável economicamente".

starlink
Os primeiros 60 satélites Starlink, dias antes do lançamento

Tudo vai depender do sucesso desta primeira missão, mas o objetivo da SpaceX é fazer ainda durante este ano mais três a sete lançamentos. Existe a probabilidade de alguns destes satélites falharem, tendo em conta a nova tecnologia. No entanto, Elon Musk afirma que tudo foi feito para “maximizar a probabilidade de sucesso”.

Os planos de internet da SpaceX começarão nos 9.99 dólares

Os planos propostos pela SpaceX em março deste ano são tudo aquilo que desejamos em termos de qualidade-preço. Por 9.99 dólares, a empresa pretende oferecer um tráfego mensal de 1000GB com velocidades de 10000 Mbit/s. Este seria um plano base que, por si só, poderia abanar por completo o mercado de internet como o conhecemos.

planos spacex
Os três planos de internet propostos pela SpaceX

Este projeto pretende levar internet de alta velocidade até sítios onde esta é escassa ou nula. O objetivo de Elon Musk é começar a comercializar o serviço entre o final deste ano e o início de 2020.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.