Space Engineers é a alternativa perfeita ao No Man's Sky!

Ariano Ângelo
Ariano Ângelo
Tempo de leitura: 3 min.

Em todos os mercados, há sempre aquele produto com pouca atenção, mas que definitivamente merecia estar num lugar bem melhor nesse mercado. No gaming, um desses casos será o "Space Engineers", um jogo de exploração espacial que envergonha o "No Man's Sky".

Este jogo foi um dos pioneiros dos jogos de sobrevivência em exploração espacial, sendo que se encontra em acesso antecipado há quase quatro anos. Durante todo esse tempo recebeu atualizações semanalmente, que o tornaram um dos jogos mais fantásticos na categoria. Neste momento o jogo recebe maioritariamente otimizações.

Vê ainda: GTA V recebe atualização que adiciona ainda mais conteúdo!

No Space Engineers, podes personalizar a tua experiência de jogo com algumas opções que poderão facilitar ou dificultar a tua experiência. Isto mostra que a Keen Software House tanto pensou nos jogadores casuais como nos jogadores mais "hardcore".

Space Engineers não é um jogo novo mas merece comparação com o No Man's Sky

Nessas opções poderás começar o jogo já com um valente "empurrão" ou com quase nada, sendo que terás que construir tudo do zero.

Este é um jogo de exploração espacial e de sobrevivência. Terás que minerar os recursos necessários para construir a tua base e as tuas naves, juntamente com as tuas defesas. Como é normal tens uma boa quantidade de inimigos que caso te vejam, tentarão destruir tudo o que te pertence. O Space Engineers puxa muito pela tua criatividade nestes aspetos, visto que tudo o que tens que construir bloco a bloco, obtendo assim o design personalizado.

Tudo o que crias no jogo pode ser guardado em blueprints. O jogo possui um sistema que permite "colar" as tuas criações depois destas serem "copiadas" para uma blueprint. Isto será especialmente útil quando começas um jogo novo, ou entras num servidor. Além disso, a Workshop da Steam, possui diversas blueprints criadas por outros jogadores, que poderás usar.

O Espaço, os planetas e até asteróides são o teu ambiente de jogo. Estes são todos gerados aleatoriamente, sendo que cada jogador que iniciar um jogo novo, terá uma ambiente diferente para explorar.

Neste jogo tudo o que existe no ambiente do jogo é destrutível, como acontece com o 7 Days to Die. Ambos os jogos são "voxel generated", o que significa de forma simplista, que o ambiente do jogo é construído aos blocos de objetos. Um jogo muito popular que usa este sistema é o Minecraft.

Os gráficos

Os gráficos do Space Engineers são bastante interessantes, sendo o suficiente para teres uma excelente experiência gráfica, além da excelente jogabilidade e ambiente que este jogo possui. Tanto nos planetas, como fora deles, os gráficos estão bastante bons e arrisco-me a dizer que não poderiam ser melhores.

O Space Engineers é um jogo pesado para os computadores, sendo que necessita de um processador de quatro núcleos e de 16GB de RAM para o correres confortavelmente. Estes requisitos devem-se à complexidade dos sistemas do jogo, sendo que contém bastantes mecânicas para que tenhas a e experiência mais realista que possível.

Já conheces o grupo de gaming da 4gnews?

O Space Engineers está apenas disponível para o PC, no programa de acesso antecipado na Steam por 22,99€ (atualmente está em promoção por 9,19€). Duvido muito que este jogo chegue às consolas, visto que precisa de muito poder de processamento para ser jogado confortavelmente.

Outros assuntos relevantes

Android Nougat – Qual o Smartphone e marca com mais atualizações?

Motorola Moto X4 poderá chegar com câmara dupla e certificação IP68

Pokemon Go – Os números surpreendentes do jogo de Verão