Sony - Android Nougat está a provocar sérios problemas ao Xperia Z5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As atualizações do sistema operativo Android constituem uma boa parte da nossa experiência com dispositivos móveis. São estes updates ou atualizações que podem tornar o nosso smartphone ainda mais irresistível ou, por vezes, uma autêntica dor de cabeça! Infelizmente para os utilizadores do Sony Xperia Z5 e várias das suas variantes, verifica-se este último cenário. O Android Nougat está a provocar sérios problemas a estes smartphones.

Vê ainda: Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

Em causa está o novo pacote de software de sistema (firmware) que além de estar a provocar um aquecimento acima do normal, uma lentidão estranha, entre outras chatices. Se sentiste o teu Sony Xperia Z5, Sony Xperia Z3 Plus ou até mesmo o Z4 Tablet então deves ter sentido alguns destes problemas após a última atualização.

Android Nougat está a causar sérios problemas nos Sony Xperia Z5

Infelizmente as más notícias não se ficam por aqui uma vez que também os Sony Xperia Z3 Plus e até mesmo o Z4 Tablet estão a sentir vários problemas de estabilidade, sobreaquecimento e não só.

Sendo o Android Nougat a mais recente versão do sistema operativo da XperiaBlog, são vários os utilizadores a reportar que o último update para Android Nougat que seja um simples patch de segurança, está a causar o aquecimento excessivo do processador (SoC) que, consequentemente provoca uma diminuição acentuada da autonomia da bateria. Além disso, relatam em algumas unidades do Sony Xperia Z5 um reiniciar espontâneo.

Em causa está o ultimo pacote de novidades para Android Nougat (7.1.1) que já foi lançada para o Xperia Z5 há cerca de 2 meses. No seu interior temos um aparentemente inofensivo patch (correcção) de segurança datado de 1 de junho.

O update trouxe várias melhorias, desde o modo multitasking ou multi-tarefa e melhorou ainda a autonomia da sua bateria com o modo Doze. Contudo, com o passar do tempo este firmware está a despoletar sérios problemas em vários Sony Xperia.

Já existe uma correcção temporária para os Sony Xperia

Entretanto os utilizadores terão descoberto uma solução temporária para, pelo menos minimizar, o impacto destas instabilidades a nível de software. Portanto, se estás a sentir algum problema no teu Sony Xperia depois da actualização para Android Nougat, eis o que fazer:

  • Desabilitar o Movie Creator
  • Reiniciar o Sony em Modo de Segurança (carrega no botão desligar e toca e segura a opção reiniciar)
  • Reinicia novamente o Sony Xperia, agora no seu modo normal.

Se ainda não actualizaste o teu Sony Xperia Z5, Xperia Z3 Plus e Xperia Z4 para Android Nougat, espera mais um pouco. A marca estará a trabalhar numa correção para estas graves falhas de estabilidade dos seus smartphones.

A versão problemática com Android Nougat pode ser aferida nas Definições - Atualizações de Sistema - Versão de Software: 32.4.A.0.160. Se tens este último pacote de firmware relata-nos a tua experiência. Sentes algum destes problemas na tua unidade?

Para mais informações a Sony, o Android Nougat e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros assuntos relevantes:

DOOGEE BL5000 – Parece o smartphone Honor 9 e custa menos de €120

Elephone Fighter: marca alega que a bateria durará para 20 dias

Niantic Pokémon Go: Já está disponível o novo lendário Pokémon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.