z3a

Toda a potência e robustez de um Sony Xperia agora com um design renovado. Viva, comunique, filme, ouça e partilhe com o novo Sony Xperia Z3.

Esta estratégia de um novo flagship a cada 6 meses resulta em pouca inovação de uma geração para a próxima, e o  Sony Xperia Z3 veio provar isso mesmo, apesar de os lideres da marca afirmarem, e bem, que a tecnologia avança demasiado rápido para só lançar 1 flagship por ano. Sim, mas as especificações do  Sony Xperia Z3 são iguais, em grande parte, às do seu antecessor. Não vejo os factores necessários para, por exemplo eu, fazer o upgrade.

   

Mas vejamos com mais atenção este novo Sony Xperia Z3.

Design Omnibalance

Hoje em dia facilmente reconhecemos as marcas e os seus equipamentos pelo seu desenho único. Cada uma tem a sua linha de equipamentos com design e nome inconfundíveis e o Sony Xperia Z3 é a terceira geração de flagships  da Sony a usar esta filosofia. No entanto, este novo equipamento vem com algumas arestas limadas, literalmente. 

Apesar de manter as linhas algo severas da filosofia Omnibalance, o  Sony Xperia Z3 apresenta várias novidades no departamento
estético. Não só possui uma estrutura arredondada, mais confortável ainda de utilizar na mão, como, também está disponível em novas cores, todas com um brilho metalizado. Nomeadamente, o Verde Menta e o Dourado Cobre. Principalmente a nova estrutura com bordas arredondadas é uma mudança muito bem vinda, já que a ergonomia da linha Z deixava algo a desejar, até agora.

Em termos de dimensões o  Sony Xperia Z3 também melhorou, sendo agora ainda maisz3 elegante com 146 x 72 mm  e pesando apenas 152 gramas, menos 10 gramas que o seu antecessor. E diga-se de passagem, o Xperia Z2 é muitas coisas, menos pequeno. Esta redução de cintura e de peso não prejudicou a resistência à água e ao pó do Sony Xperia Z3, na verdade, até melhorou e passou para IP68, sendo agora resistente a jactos de água directos.

Toda a qualidade e robustez foram mantidos, o aspecto e os materiais premium estão agora ainda mais apelativos, num corpo mais elegante e mais leve. A estrutura de alumínio conjuga-se perfeitamente com os painéis de vidro temperado, agora disponíveis numa variedade de cores que vão desde o Verde, Bronze, Preto e por fim, a pureza do Branco.

Além disso, se gostaram dos altifalantes duplos frontais do Xperia Z2, e da experiência rica que traziam a algo tão simples como ver um vídeo, não se preocupem, estão bem presentes no Sony Xperia Z3, e ao que parece, mais potentes.

Display

z3 1

Quanto ao ecrã, ou display,  não estava à espera de grandes mudanças,  isto por o ecrã do Xperia Z2 já é quase perfeito, segundo os padrões correntes. Não contava com um ecrã QHD neste Sony Xperia Z3 porque isso iria sacrificar muito a bateria, que em si é um dos pontos fortes deste novo dispositivo. 

Para um ecrã de 5.2 polegadas não há qualquer necessidade de uma resolução QHD, o nosso olho simplesmente não vê a diferença, ao passo que a bateria iria certamente notar. Este ecrã do Sony Xperia Z3 é um display de 5.2 polegadas IPS com 1080 x 1920 pixeis, o que resulta numa densidade de 424 ppi. Se acha que é pouco, a Sony inclui também a suaa tecnologia TRILUMINOS para melhorar as cores e os motores de processamento de imagem X-Reality, para que fique verdadeiramente rendido ao  ecrã do Sony Xperia Z3.

Por último, como pode deduzir pela imagem acima, a margem entre o ecrã e a estrutura do Sony Xperia Z3 foi reduzida para menos de 2 milímetros, eliminando de uma vez por todas uma das queixas do público, quanto aos smartphones Xperia, de terem umas bordas excessivamente grandes.

Componentes Internos

snapdragonÉ bem verdade, a aparência não é tudo, e o Sony Xperia Z3 tem uns bons componentes internos, velocidade, fluidez e resultados num piscar de olhos, tudo isto é garantido com este dispositivo. É fantástico, mas seria ainda melhor se houvesse alguma melhoria ou upgrade em relação ao seu antecessor, pois é, este ciclo de 6 meses entre novos topos de gama complica um pouco as coisas.

A bíblia Android obriga a que cada nova geração de equipamentos tenha melhorias significativas, a nível de hardware sobre a geração anterior, e é aqui que o Sony Xperia Z3 peca. Isto vai ficar atravessado na garganta de muito boa gente, especialmente os obcecados com as especificações, ao passo que o usuário comum não terá a mínima razão de queixa. Aliás, até venderá melhor que o seu antecessor pois é ainda mais bonito e elegante, com um cheirinho de iPhone 6.

Este Sony Xperia Z3 vem equipado com o processador Snapdragon 801, tal como o seu antecessor mas ligeiramente mais rápido, a 2.5 Ghz, e se muitos vão atacar este dispositivo por não vir com o Snapdragon 805, que em breve equipará vários equipamentos da concorrência, fiquem descansados pois esta nova versão trará melhorias no processamento de imagens e câmara fotográfica. Ora, e a Sony tratou bem desse aspecto neste novo Sony Xperia Z3.

Quanto à memória RAM, tal como o seu antecessor, terá 3 GB de RAM LPDDR3, mais não poderia ter pois o actual sistema operativo Android só opera a 32-bit. Quanto a memória interna terá 16 GB e 32 GB consoante a versão, ambos suportando expansão via microSD.

z3 3

Por último, o Sony Xperia Z3 será mantido por uma bateria não amovível de 3100mAh, sim o Xperia Z2 tem uma bateria de 3200 mAh, mas este novo flagship emagreceu bastante, portanto, uma diminuição de 100mAh até não é assim tão má. Além disso, a Sony afirma que este dispositivo será mais do que capaz de lhe aguentar 2 dias de uso. Nada que o STAMINA MODE não torne ainda mais eficiente.

Resumo das especificações do Sony Xperia Z3:

  • Ecrã de 5.2 polegadas com 424 ppi, 1080 x 1920p
  • Resolução FHD  com tecnologia TRILUMINOS, Live Color LED e X-Reality
  • Dimensões: 146 x 72 x 7.3 mm
  • Peso: 152 gramas
  • Processador Qualcomm Snapdragon 801
  • Quad core a 2500 MHz Krait 400
  • GPU Adreno 330
  • 3GB de RAM
  • 16 GB de memória interna
  • Expansão via microSD até 128GB
  • Bateria de 3100 mAh
  • Câmara traseira de 20.7 MP
  • Câmara frontal de 2.2 MP
  • Certificação IP67

Câmara fotográfica ainda melhor

z3 head

A câmara fotográfica dos Xperias sempre foi um dos seus pontos fortes, e desde o Xperia Z1, com um sensor de 20.7 MP, que a Sony começou a distanciar-se dos demais. Neste novo Sony Xperia Z3 a fórmula foi melhorada, não na contagem de pixeis, que já é enorme, mas sim no processamento da imagem.

Em primeiro lugar, a resolução máxima continua igual, com 20.7 MP, com uma imagem deste tamanho pode imprimir grandes poster’s. Em segundo lugar, o grande sensor, com uma abertura de 1/2.3” Exmor RS é também o mesmo, e ainda bem. As diferenças começam com uma nova lente de 25mm grande angular G Lens, que lhe darão um maior campo de visão. 

Em termos de software, a Sony inclui algumas novidades como a Face In, modo em que grava 2 vídeos, melhorias na aplicação AR( realidade aumentada), Sound Photo, fotos com som, e o melhor de todos, a SteadyShot, estabilizador de imagem digital está ainda melhor.

Conclusão

z3ps4Este Sony Xperia Z3 não tem grandes melhorias, em termos de hardware, face ao seu antecessor. Tem, isso sim, uma aparência ainda mais refinada, um look mais sexy e uma melhor ergonomia. Mantendo a excelência de construção, de performance, câmara e de som. 

O equipamento deverá chegar às lojas em meados de Outubro, com um preço de 570€ para o mercado europeu, desbloqueado. Importa ainda lembrar, a conectividade com a PlayStation 4, além de todo o ecossistema Sony, podendo agora jogar os seus jogos da PS4 e utilizar o Sony Xperia Z3 como um ecrã portátil. Além de outras pequenas maravilhas.

Mais do que nunca o flagship da Sony, o Xperia Z3 dará nas vistas com o seu look sexy e bem elegante.

4GNews estará na IFA 2014 e testará este equipamento em primeira mão.Deixa o teu comentário abaixo, um Like na página do Facebook  e Subscreva o canal no Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phopne  4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).