Sony Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact - Tudo o que precisas de saber

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Segunda-feira, 26 de fevereiro marca o início oficial do apresentou-nos dois novos smartphones topo de gama bem pela manhã, ainda o relógio mal marcava 8 horas. Agora, está na altura de conhecer os Sony Xperia XZ2 e Sony Xperia XZ2 Compact.

Imediatamente, aquilo que mais nos surpreende é a mudança de design. Desde 2013 que a marca utilizava as linhas OmniBalance em praticamente todos os novos smartphones. Agora, 5 anos depois, mudou. Algo que pode ser visto, em detalhe, no vídeo que ilustra a parte final deste artigo. Ciente da necessidade de alterar o aspecto dos seus smartphones a marca tomou finalmente essa decisão.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Sabes qual é a sua grande novidade?

O design dos smartphones da Sony sempre dividiram opiniões. O OmniBalance seria a ideologia dominante durante vários anos. Marcaria várias gerações de smartphones com o seu design rígido e com uma boa dose de margens ou bezels presentes nos smartphones de aspecto rectangular.

Agora, com os Sony Xperia XZ2 a marca opta pelo formato de ecrã mais recente, o 18:9 ou 2:1 que lhes dá um aspecto mais alongado. Além disso, os smartphones deixam de ser perfeitamente rectos e planos. Agora, os novos modelos contam com um desenho mais orgânico e com uma traseira ligeiramente curva. Para te assentar perfeitamente na mão. Desta forma, os novos Sony Xperia XZ2 e Sony Xperia XZ2 Compact são um pouco mais espessos do que os seus antecessores.

Sony Xperia XZ2 e Sony Xperia XZ2 Compact já foram apresentados

Ambos os smartphones estão protegidos por Gorilla Glass 5 para salvaguardar os seus ecrãs. Mais ainda, contam com uma estrutura metálica sem brilho (mate). Todavia, os materiais na traseira de ambos os smartphones são diferentes entre si. No modelo de menores dimensões, o Sony Xperia XZ2 temos uma traseira em vidro, suave e ligeiramente brilhante. Já no Sony Xperia XZ2 Compact temos um efeito frosted (sem brilho ou mate) com um painel construído em plástico.

Estará disponível em Prata, Preto, Verde e Rosa (Liquid Silver, Liquid Black, Deep Green e Ash Pink). O mesmo sucederá com o modelo de maiores dimensões, a marca apelida estas cores de White Silver, Black, Moss Green e Coral Pink.

Ambos os modelos possuem um sensor biométrico / sensor de impressões digitais logo abaixo da câmara (única), na sua traseira. Ambos os dispositivos contam também com certificação IP65/IP68 para resistência à água e ao pó. A marca afirma que é completamente seguro utilizar estes smartphones à chuva e até mesmo lavar os dispositivos na torneira. Não devem ser totalmente submersos, expostos à água do mar (salgada) ou água com cloro.

O ecrã dos Sony Xperia XZ2

Agora sem tantas margens ou bezels, os Sony Xperia XZ2 podem acomodar um ecrã maior, com o novo formato 18:9. Ambos os ecrãs possuem uma resolução Full-HD+ (1080 x 2160 pixéis - 424 ppp), tecnologia IPS LCD. Aqui, a fabricante japonesa afirma que o grande objectivo destes ecrãs é proporcionar uma ótima experiência de entretenimento. Por isso mesmo temos aqui as tecnologias "X-Reality Engine", "HDR BT.2020" e um ecrã Triluminos.

A nível de dimensões, os leaks viriam-se a confirmar. Temos aqui no Sony Xperia XZ2 um ecrã de 5.7 polegadas ao passo que o Sony Xperia XZ2 Compact conta com um ecrã de 5 polegadas. A marca conta-nos que o seu Compact será o dispositivo mais pequeno do mercado com uma tela deste tamanho. Bom, olhando para a altura e largura e não para a espessura.

Este é o Sony Xperia XZ2 Compact

Algo que atraiu muitas atenções e que certamente despertou o nosso interesse foi o novo "Dynamic Vibration System". Trata-se de mais um trunfo para melhorar a experiência de entretenimento e consumo de multi-média nos Sony Xperia XZ2. O smartphone analisa o áudio (por exemplo enquanto jogas ou vês um vídeo), e depois adiciona uma pitada de vibração. Isto para tornar a experiência mais...vibrante? Soa um pouco a gimmick mas é sem dúvida algo diferente e pode até fazer toda a diferença.

E por falar em boa experiência de consumo de multi-média. Os dois altifalantes frontais da Sony estão cá bem presentes nos Sony Xperia XZ2. A marca chama-lhes "S-Force Front Surround". São sem dúvida um dos seus maiores trunfos.

Especificações nos Sony Xperia XZ2 e XZ2 Compact

Ambos os Sony Xperia XZ2 chegarão ao mercado com o mais potente motor da Qualcomm até à data. Sim, o Snapdragon 845 da construtora norte-americana. Temos aqui uma melhoria geral de cerca de 30% na potência face ao modelo do ano passado, o Snapdragon 835. O novo SoC conta com 8 núcleos com frequências máximas de processamento até 2.8Ghz. A velocidade e performance não serão um problema. Aliás, estarão ao nível dos melhores.

Contamos também com 64 GB de memória interna expansível via cartão de memória microSD e 4 GB de memória RAM em ambos os terminais. Os dispositivos contam com conectividade dual-SIM.

E por fim...as câmaras dos Sony Xperia XZ2

Os novos Sony Xperia XZ2 possuem também algumas melhorias notórias no departamento fotográfico. Segundo a marca, os seus novos produtos são os primeiros dispositivos a conseguir capturar vídeo em 4K HDR (High Dynamic Range). Em seguida poderás desfrutar desse mesmo vídeo no ecrã HDR do teu smartphone portanto é uma ótima combinação. A resolução das câmaras é de 19 MP com uma abertura focal de f/2.0.

A captura de vídeo em câmara lenta também teve melhorias, permitindo agora a captura a 960fps na qualidade Full-HD (1080p). Temos também melhorias para vários dos modos da sua câmara, com particular destaque para o 3D Creator, suportado agora pelas câmaras frontais. A resolução destas câmaras é de 5 MP com uma abertura focal de (f/2.2).

Ainda não temos qualquer informação relativamente ao seu preço ou datas de chegada ao mercado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

Huawei apresenta os Huawei MateBook X Pro e MediaPad M5 na MWC

Android. LG V30S ThinQ apresentado oficialmente no MWC 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.