Home Android

Sony Xperia XZ1 – Mais do mesmo ou o melhor smartphone da IFA 2017?

Em 2017 todos os smartphones começaram a reduzir as margens ou bezels. O Sony Xperia XZ1 ri-se na cara deles todos e mantém umas notórias margens onde acomoda os altifalantes duplos frontais, agora ainda mais potentes.

Sony Xperia XZ1 smartphone IFA 2017
Este é o novo smartphone Sony Xperia XZ1 apresentado na IFA 2017

A Sony acabou de apresentar novos não um mas três novos smartphones da feira IFA 2017 que decorre em Berlim, capital da Alemanha. Não bastava apresentar um novo topo de gama (top de linha ou flagship) mas temos também a sua versão compact, o XZ1 Compact e um novo smartphone de gama média, o XA1 Plus. De todos eles o Sony Xperia XZ1 é indubitavelmente o melhor.

Vê ainda: Sony apresenta o novo smartphone Xperia XA1 Plus na IFA 2017

Sendo o novo topo de gama, o Sony Xperia XZ1 é obviamente o mais notório dos três apesar de compreender que passe despercebido à grande maioria do público. Sobretudo hoje que ficamos a conhecer o smartphone LG V30.

O novo Sony traz um nome pouco claro e o seu aspecto nada acrescenta de novo ao design de tantos outros Xperia’s do passado. Resta a questão, será mais do mesmo ou o melhor smartphone da IFA 2017?

As primeiras impressões do Sony Xperia XZ1

As primeiras impressões nunca nos contam a história toda e este é o novo grande lançamento da construtora japonesa portanto estamos à espera de várias novidades logo por baixo da superfície. Vamos conhecer este smartphone!

Sony Xperia XZ1 smartphone IFA 2017
O novo Sony Xperia XZ1 chegará já com o sistema operativo Android Oreo

À primeira vista qualquer um poderia confundir o novo Sony Xperia XZ1 com qualquer outro dispositivo lançado pela marca num passado recente. As diferenças a nível de design, se é que existem, são mínimas. Um botão está mais à esquerda, um traço está mais à direita. Em suma, são irrisórias as mudanças.

Não deixa de ser um design elegante, a filosofia OmniBalance sempre me agradou mas, ano após ano, mês após mês, os novos Sony Xperia parecem todos o mesmo. Mas, para além do design que já se torna aborrecido, o smartphone tem alguns trunfos dignos de nota.

Design OmniBalance da Sony

Em 2017 todos os smartphones começaram a reduzir as margens ou bezels. O Sony Xperia XZ1 ri-se na cara deles todos e mantém umas notórias margens onde acomoda os altifalantes duplos frontais, agora ainda mais potentes.

Sony Xperia XZ1 smartphone IFA 2017
Perfil do Sony Xperia XZ1

Esta é sem dúvida a melhor localização possível para os altifalantes num smartphone. Nunca em outro dispositivo terás um som tão envolvente como nos Sony Xperia.

Este smartphone recém-anunciado na IFA 2017 conta com um ecrã ou tela de 5.2 polegadas IPS LCD com resolução Full-HD 1080p. Tal e qual o seu antecessor Xperia XZ mas conta agora com a tecnologia HDR, herdada do Xperia XZ Premium.

Construção reforçada no smartphone Sony Xperia XZ1

Agora e ao invés dos seus antecessores, o painel traseiro e as laterais não são componentes separados mas esculpidos a partir de um único pedaço de alumínio.Sony Xperia XZ1 smartphone IFA 2017

Na traseira, no canto superior esquerdo temos a sua câmara principal com o anel saliente, tal e qual os seus antecessores. Na parte central temos todos os sensores da câmara como o laser para auto-focus, o LED e o sensor NFC.

Pouco mudou nas laterais do Sony Xperia XZ1 mas temos aqui apenas uma adição, os recortes para as antenas. Na lateral direita temos o seletor de volume, o botão físico de duas-fases para a câmara fotográfica e claro, o típico botão On/Off onde também temos o leitor de impressões digitais / sensor biométrico.

Ao manter o smartphone semelhante aos seus antecessores temos aqui outra boa notícia, o jack de 3.5mm não desapareceu e está presente na aresta superior do smartphone.

Temos também uma porta USB do Tipo C na aresta inferior e verdade seja dita, o seu design e construção parecem mais elegantes e sóbrios do que nunca. Gostei.

Por último, o novo Sony Xperia XZ1 está mais fino e leve do que o seu antecessor mas…há algumas desvantagens associadas. A capacidade da bateria diminuiu para 2700mAh mas pelo menos temos aqui a resistência à água graças à certificação IP68.

Fotografia e Vídeo no Sony Xperia XZ1

Caso já conheças as câmaras fotográficas do Xperia XZs ou do XZ Premium então já sabes do que elas são capazes. Aqui o hardware é literalmente o mesmo dos seus antecessores. Uma câmara principal com resolução de 19MP com a possibilidade de gravar vídeo a 960fps para um espetacular slow-motion.

Sony Xperia XZ1 smartphone IFA 2017
A câmara do smartphone Sony Xperia XZ1 apresentado na IFA 2017

Infelizmente não temos aqui estabilização ótica da imagem (OIS) mas o software SteadyShot também faz um bom trabalho a corrigir as vibrações, oxalá também melhorasse as fotografias noturnas.

Contudo e apesar de o hardware ser exatamente o mesmo, à boa maneira da Sony temos aqui uma nova funcionalidade. Com este smartphone que acaba de ser apresentado na IFA 2017 poderás fazer scan de um objecto em 3D.

Poderás usar a sua câmara para capturar um objecto em 3D em menos de 60 segundos. Para tal terás que te mover à sua volta mantendo a câmara do smartphone apontada para o objecto. Esta funcionalidade terá quatro modos distintos: Scan de Rosto, Scan de Cabeça, Scan de Comida e Scan Livre.

Características de Topo neste Sony Xperia XZ1

Desde o Snapdragon 835 da Qualcomm até aos 4GB de memória RAM, nenhuma destas características já causam choque ou impressão. Nem mesmo os 64GB de armazenamento interno expansível ou tampouco a bateria de 2700mAh.

Sony Xperia XZ1 smartphone IFA 2017
As cores do Sony Xperia XZ1, apresentado na IFA 2017

Apesar da redução da capacidade de bateria, a optimização do software e o processador Snapdragon 835 já se provou bastante económico no consumo energético portanto isto até poderá ser um não-problema para o utilizador final.

O Sony Xperia XZ1 conta com as seguintes características:

  • Ecrã / Tela de 5.2 polegadas IPS LCD
  • Resolução Full-HD 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 835
  • Gráfica Adreno 540
  • 4GB de memória RAM
  • Vidro Corning Gorilla Glass de geração não especificada
  • Câmara traseira de 19MP com capacidade para gravar vídeos em Slow-Motion a 960fps
  • Dimensões: 148 x 73.4 x 7.4 mm
  • Peso: 155 gramas
  • Bateria de 2700mAh
  • Carregamento QuickCharge via entrada USB tipo-C
  • Certificado IP-68 para proteção contra água e poeiras
  • Leitor de impressões digitais na lateral direita
  • Bluetooth 5.0
  • Android Oreo
  • Preço: $699 dólares nos Estados Unidos da América

Para mais informações sobre esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Qual a tua opinião sobre este lançamento da Sony na IFA 2017? Será o melhor smartphone desta feira ou…mais do mesmo?

Outros assuntos relevantes:

LG volta a surpreender com o seu novo smartphone LG V30

LG V30 – Smartphone Android trouxe parceria com a B&O Play

FonteSony
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).