Sony Xperia XZ Premium: o 4K está de volta neste belo Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Hoje é o primeiro dia do Mobile World Congress, apesar de ontem termos assistido a todos os grandes lançamentos da Samsung que nos trouxe novos tablets com Windows 10. Hoje, segunda-feira, vemos os lançamentos da Alcatel e da Sony que nos apresentou dois novos, o Xperia XZ Premium e os Xperia XA1 e XA1 Ultra. Vamos conhecer este smartphone topo de gama!

Prestemos agora atenção às novidades da Sony. O seu evento foi logo pela manhã, bem cedo, às 7:30h de Portugal e lá ficamos a conhecer 4 novos smartphones. Bom, três e meio mas passo a explicar. Querem conhecer o novo Sony Xperia XZ Premium?

Aproveita aqui os melhores descontos em Smartphones

O novo topo de gama da construtora japonesa é um belo smartphone. As suas linhas estão bem mais elegantes, o seu aspecto mais cuidado, mais polido e ergonómico. Temos aqui o regresso da Sony à ribalta, ou pelo menos, potencial para isso não lhe falta com este Sony Xperia XZ Premium!

A Sony Mobile anunciou hoje o seu smartphone mais inovador até à data, o Xperia XZ Premium, com uma câmara tão avançada que captura o movimento que o olho humano não consegue ver. Temos também um belo ecrã com resolução 4K HDR, e acima de tudo um design deslumbrante.

Foto e Vídeo no smartphone Sony Xperia XZ Premium

Nunca é demais repetir que os MegaPixels (MP) não são sinónimo de qualidade fotográfica. São sinónimo, isso sim, de fotos grandes. A qualidade da fotografia dependerá do sensor, da lente, do software de processamento de imagem, entre outros aspectos. Hoje, fico feliz por ver a Sony a dar um passo a atrás e a descer a resolução para 19MP no novo Sony Xperia XZ Premium e a apostar nos restantes componentes.

O Auto-Focus híbrido está de volta e garante-te uma focagem no objeto em menos de 0.03segundos. Temos também um obturador e botão físico dedicado que garante que não estragarás as tuas fotos ao tremer enquanto o pressionas.

Sem esquecer o auto-foco preditivo que acompanha o teu objecto selecionado e a tecnologia SteadyShot para eliminar vibrações, especialmente na gravação de vídeo. Sim, temos aqui uma OIS (optical image stabilization) com 5 eixos de estabilização.

Aliás, é na gravação de vídeo que este Sony se destaca. Serás capaz de gravar vídeo em câmara ultra-lenta a 960 frames por segundo (fps).

Com efeito, este é o primeiro smartphone com um sensor de memória empilhado Exmor RS, com tecnologias normalmente encontradas apenas em câmaras compactas de gama alta.

O Xperia XZ Premium tem uma nova câmara de 19MP

Além disso, a captura preditiva está um passo à frente e inicia automaticamente a gravação de imagens quando deteta movimento, mesmo antes de premir o botão.

Desta forma, o utilizador poderá encontrar o momento que o olhar não apanhou através de uma seleção de até quatro disparos efetuados um segundo antes de clicar.

Note-se ainda que o novo sensor de 19MP tem 19% dos pixéis maiores para capturar mais luz e fornecer detalhes e imagens nítidas mesmo em condições de baixa luminosidade luz e contra-luz. Pelo menos esta foi a promessa da marca na sua apresentação.

O Ecrã - Tela do Sony Xperia XZ Premium

O ecrã ou tela do Sony Xperia XZ Premium tem 5.5 polegadas, entrando assim no segmento dos phablets. Esta é uma tela IPS LCD com uma resolução 4K sim...uma resolução de 2160 x 3840pixels que nos dá uma densidade de 800ppi (pixels por polegada). Será seguro dizer que todos os detalhes serão extremamente ricos e bem representados.

Esta tela IPS LCD é feita pela própria Sony que lhe acrescentou a tecnologia Triluminos. Este não será o ano em que a Sony adotará um ecrã OLED ou até AMOLED mas não creio que este novo LCD deixe muito a desejar, bem pelo contrário. Confesso que é difícil não ficar seduzido pelos números tão altos.

A Sony apelida este novo ecrã de 4K HDR (High Dynamic Range, 2160 x 3840) de 5.5 polegadas. Uma verdadeira experiência Sony que utiliza a tecnologia BRAVIA TV da marca para proporcionar ao utilizador uma experiência imersiva de visualização 4K HDR na palma da mão.

Ecrã 4K e conteúdo Amazon Prime no novo Sony Xperia

Deverá primar pelo brilho, cor, nitidez e contraste obtidos para criar níveis de realismo em que o utilizador quase se sente parte integrante da cena.

A qualidade nítida e vívida do ecrã é enriquecida pelas tecnologias nativas da Sony: TRILUMINOS e X-Reality para equipamentos móveis e o Dynamic Contrast Enhancer.

Pela primeira vez num smartphone, o utilizador poderá desfrutar de uma seleção de conteúdos 4K HDR da Amazon Prime no Xperia XZ Premium. Fazer streaming ou descarregar séries originais da Amazon para ver onde e quando quiser, com cores intensamente vividas e uma clareza impressionantes.

Especificações do smartphone Sony Xperia XZ Premium

A Sony será uma das primeiras construtoras a utilizar o processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 835. Este é o novo "motor" para 2017 e poucas são as construtoras que já o adotaram. Veja-se a LG e o seu novo LG G6 que preferiram utilizar o Snapdragon 821 para não atrasar o lançamento do dispositivo no mercado.

No interior deste Snapdragon temos 8 núcleos "Kryo" com arquitetura de 64-bits e a gráfica Adreno 540 para melhor desempenho em todo o tipo de jogos e ambientes de Realidade Virtual. Contudo, acho que a Sony não aproveitou todo o potencial deste processador, uma vez que ele suporta a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 4 e a Sony ficou-se pelo Quick Charge 3.0.

Além disso, para um novo flagship de 2017, 4GB de memória RAM começam a tornar-se quase banais. Serão mais do que suficientes para todo o tipo de utilização diária, seja com jogos pesados e filmes ou atividades casuais. De qualquer forma, mal não faria uns 6GB de memória RAM.

Snapdragon 835 com 4GB de RAM neste Smartphone

No seu interior temos ainda 64GB de armazenamento interno que pode ser expandido até 256GB com um simples cartão microSD.

A bateria deste Xperia tem uma capacidade de 3230 e ficará encarregue de saciar o seu grande ecrã com resolução 4K, sem esquecer o novo e potente processador da Qualcomm. Esperemos que seja suficiente para nos dar uma autonomia "Sony".

A transferência de ficheiros será mais rápida graças à conexão USB 3.1 (USB do Tipo C) que é 10 vezes mais rápida que a USB 2.0 com uma velocidade de transferência até 5Gbps. Com uma entrada USB Type-C, conectar é fácil e não terás que te preocupar com as direitas do cabo. Temos também altifalantes duplos frontais.

Design do Smartphone Sony Xperia XZ Premium

A Sony manteve-se fiel ao seu design "Omnibalance" mesmo depois de por um ponto final da linha Xperia Z e começar de novo com os Xperia XZ. Contudo, o aspecto dos Sony não se desvia muito daquilo que já conhecemos. Temos uma nova abordagem ao aspecto marcadamente Sony.

O novo Sony Xperia XZ Premium tem uns cantos arredondados e todo ele é revestido pelo vidro, sendo a sua estrutura de metal. A ligeira curvatura do seu painel frontal e traseiro dão-lhe um aspecto muito mas muito elegante. Além disso, como a marca já nos habituou, temos aqui certificação IP68, resistência à água e ao pó.

Gorilla Glass 5 e IP68 no Sony Xperia XZ Premium

Temos algumas mudanças na posição dos botões laterais e a própria câmara traseira não tem qualquer alto ou aresta saliente face à sua traseira. Todos os cantos e arestas foram bem polidos. O único senão serão mesmo as impressões digitais e outras sujidades.

Gostei de ver que todos os aspetos do Sony Xperia XZ Premium estão interligados, desde as suas linhas simples e fluídas ao botão de power com sensor de impressão digital. Note-se ainda que o smartphone utiliza o vidro Gorilla Glass de 5ª geração da Corning.

Data de Chegada e Preços

O Sony Xperia XZ Premium está disponível globalmente em Luminous Chrome e Deepsea Black, a partir do final da primavera de 2017. Meados de junho será a data provável de chegada ao mercado e o preço, esse será Premium.

Outros assuntos relevantes:

Alcatel A5 LED: a nova e vistosa aposta da Alcatel!

Motorola apresenta oficialmente os Moto G5 e Moto G5 Plus

Novo Nokia 3310 – É oficial! O sonho que se tornou realidade!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.