Sony pode surpreender com um smartphone Xperia dobrável em 2019

Rui Bacelar
Sony Xperia smartphone dobrável Android 2
A tecnológica japonesa poderá seguir este rumo...

A grande tendência de 2019 poderá residir no conceito de smartphone dobrável, principalmente no "mundo" Android. Todavia, o mesmo pode ser dito em relação à conectividade 5G bem como os dispositivos já preparados para este padrão de telecomunicações. Agora, olhamos para o futuro dos Sony Xperia!

Em primeiro lugar, ambos os preceitos acima frisados - smartphone dobrável e 5G - estão ainda a dar os primeiros passos. Todavia, a mais recente patente da Sony está já a olhar para o futuro, preparando-se para um possível Sony Xperia dobrável e...transparente?

Vê ainda: Se te sentires inútil, relembro que a Sony ainda vende smartphones…

Em segundo lugar, certo é que em 2019 os dispositivos Android com 10GB de memória RAM serão cada vez mais comuns. O mesmo se aplica também aos smartphones com três ou até mesmo quatro câmaras fotográficas na traseira.

Será também o ano dos smartphones Android com um buraco no ecrã, com notches cada vez mais criativas e até mesmo câmaras sob o ecrã. Em suma, o futuro dos dispositivos Android será um tanto extravagante com várias possibilidades ainda em aberto.

Smartphone dobrável da Sony pode ser...transparente?

Já por outro lado, o ano de 2018 foi um dos priores para a Sony no que diz respeito aos seus smartphones Android, os Sony Xperia. Com as vendas de dispositivos móveis a atingirem mínimos históricos trimestre após trimestre. Relembrando os últimos dados fornecidos pela própria marca, durante o terceiro trimestre de 2018 a Sony vendeu 1.6 milhões de smartphones Android. Isto é, um mínimo histórico para a marca. Por outras palavras, os Sony Xperia e consequentemente o departamento Mobile não passam de um peso morto para a marca. Generalizando, já ninguém deseja ou cobiça um Sony Xperia.

A patente da marca para um Sony Xperia dobrável

Todavia, a fabricante nipónica estará já a preparar uma nova aposta radical para o mercado de dispositivos móveis. Abraçando também ela o conceito de smartphone dobrável, segundo nos conta a LetsGoDigital a Sony já patenteou a sua abordagem a este conceito.

Sony-Xperia-smartphone-dobrável-Android-1.jpgSony-Xperia-smartphone-dobrável-Android-3.jpgSony-Xperia-smartphone-dobrável-Android-4.jpgSony-Xperia-smartphone-dobrável-Android.jpg

Apesar de a Sony ter estado muito silenciosa, muito modesta durante todo este ano, teremos agora um novo "colosso" a ser preparado. Todavia, certo é que neste momento os Sony Xperia são perfeitamente irrelevantes no panorama mobile atual.

Já por outro lado, a fabricante nipónica é uma das melhores fornecedoras de componentes para as demais fabricantes Android. Aqui poderíamos destacar, a título de exemplo, os sensores de imagem para câmaras fotográficas onde a Sony realmente brilha.

Um Sony Xperia dobrável para o mercado Android?

Nesse sentido, poderemos ter uma Sony relevante neste mercado já para o próximo ano. Para tal, socorrer-se-á do smartphone dobrável, ainda que a sua abordagem seja um tanto quanto distinta da utilizada pela Samsung.

Veja-se a patente da Sony solicitada em Maio junto da WIPO. Algo que nos descreve um futuro Sony Xperia com dois ecrãs, aqui bem similar ao smartphone ZTE Nubia X. Aqui o ponto mais cativante é sem dúvida o modo (ou vários modos) de funcionamento do ecrã.

Sony Xperia smartphone dobrável Android 3
Uma das ilustrações da patente submetida pela tecnológica nipónica.

Em primeiro lugar teremos um modo opaco, um modo totalmente transparente bem como um modo semi-transparente (ou semi-opaco). Algo que mudaria a nossa percepção daquilo que é, ou poderá ser um smartphone dobrável.

Ecrã transparente, semitransparente e opaco

Mais ainda, segundo esta patente, o utilizador poderá colocar um dos ecrãs em "modo transparente" e o outro em "modo opaco ou semi-transparente". Por conseguinte, esta configuração permitirá controlar cada um dos ecrãs, independentemente.

Esta patente cita ainda algo que pode ser descrito como um ecrã dobrável, algo que já será mais similar ao conceito da Samsung e Huawei. Todavia, para já temos vários rumos, vários conceitos que a Sony pode explorar.

Em suma, importa reter que apesar de a patente pertencer à Sony isto não quer dizer que a marca lance o seu smartphone dobrável em 2019. Significa apenas que o mecanismo e tecnologia descrita pela patente encontra-se protegida. Isto é, apenas a tecnológica nipónica a pode utilizar.

Todavia, isto mostra-nos que a fabricante Android não está completamente desapegada da realidade. Aliás, está perfeitamente ciente daquilo que virá a pautar todo o mercado de dispositivos móveis, já a partir de 2019.

Editores 4gnews recomendam:

HMD Global já está a testar o Android Pie para o Nokia 8

HMD Global começa a lançar o Android Pie para o Nokia 7.1

Qual Huawei ou Nokia? LG trabalha num smartphone com 16 câmaras

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).