Xperia XZ Premium Smartphone
Olhemos agora para o desempenho da Sony no mercado de smartphones

Nas últimas semanas temos visto os relatórios fiscais das mais diversas construtoras de smartphones e dispositivos móveis. Vimos a Samsung a crescer a olhos vistos tal como a Huawei, a LG a registar lucros mas não com a venda do G6 e várias outras. Agora é a vez de olhar para o desempenho da Sony e dos seus Sony Xperia durante o último período fiscal que terminou no final de junho.

Vê ainda: Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

Com dois smartphones Android topo de gama por ano, normalmente com apresentação em março e setembro, a marca nipónica há muito que tem estado à deriva neste mercado cada vez mais competitivo. Contudo, finalmente temos sinais positivos vindos desta gigante asiática.

   

Sony registou um aumento das receitas mas não graças aos Xperia’s

No último relatório fiscal relativo ao período trimestral que findou em 30 de junho de 2017 vimos o panorama fiscal da Sony e as notícias são animadoras.

As receitas subiram 15% comparando com o mesmo período do ano passado mas esta cifra deve-se sobretudo aos cortes efetuados no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, entre outros. A marca aponta também uma redução nos custos de operação como uma das causas para o aumento dos lucros.

Sony Xperia Smartphone
Valor de Sony Xperia’s vendidos neste último trimestre está a níveis de 2010 e 2011

Aliás, olhando para os números resultantes do departamento móvel da Sony, as receitas com a venda de dispositivos caíram cerca de 3%, atribuindo a marca esta queda às “mudanças na produção de várias linhas de smartphones). Da análise destes dados concluímos que a marca vendeu mais equipamentos de gama média como o XA1 e XA1 Ultra do que qualquer outra das suas ofertas.

Sony espera vender 16,5 milhões de Xperia’s em 2017

Olhando apenas para o número de smartphones vendidos durante este último trimestre fiscal vemos que a Sony conseguiu vender 3.4milhões de unidades.

Isto representa um aumento de 10% face ao valor registado no mesmo período de 2016. Note-se ainda que a Sony espera vender 16.5 milhões de equipamentos até ao final do ano, sendo este o seu objetivo estipulado.

Sony Xperia Smartphone

Tendo em conta o recente historial da marca neste competitivo mercado dos dispositivos móveis é com alguma surpresa e bastante cautela que vimos e analisamos estes valores. São positivos, sim mas levantam algumas preocupações.

O aumento das receitas foram gerados pelos cortes na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Resta saber o impacto que isto terá no desenvolvimento do próximo Sony Xperia de gama alta.

Por outro lado, apesar de vender mais Xperia’s do que anteriormente, estes são maioritariamente de gama média, um tipo de produto que representa uma magra margem de lucro para a marca.

Pessoalmente creio que a estratégia de lançar dois smartphones topo de gama por ano apenas desgasta a marca, para além de saturar o mercado com dispositivos praticamente iguais entre si. Não é sem alguma mágoa que o digo mas não sinto que seguindo este rumo a Sony tenha um futuro brilhante com os seus Xperia. Oxalá esteja equivocado.

Para mais informações sobre a Sony e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, utilizas um smartphone Sony Xperia? Como poderá a marca voltar ao seu pico de popularidade em 2014?

Outros assuntos relevantes:

DOOGEE BL5000 – Parece o smartphone Honor 9 e custa menos de €120

Elephone Fighter: marca alega que a bateria durará para 20 dias

Niantic Pokémon Go: Já está disponível o novo lendário Pokémon

Viagsmarena
Fontexperiablog
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).