Sony Xperia com ecrã "infinito" pode ser apresentado na IFA 2017

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Estará a Sony a preparar uma surpresa para todos nós? Será a IFA 2017 o palco perfeito para um grande Sony Xperia? Sem margens? Sem o design repetitivo? Segundo um novo rumor oriundo da Smartphones mais potentes do mundo: iPhone finalmente ultrapassado

Caso este rumor se venha a verificar significaria o início de uma nova era na filosofia de design dos Sony Xperia. Em pleno 2017 várias construtoras já adotaram uma nova ideologia com cada vez menos margens ou bezels nos seus smartphones, principalmente nos topos de gama. Atualmente todos os Sony Xperia, desde o Premium aos XA1 e XA1 Ultra possuem notórios bezels mesmo que os dois últimos equipamentos as margens laterais praticamente tenham desaparecido.

Teremos um Sony Xperia surpreendente na IFA 2017?

Neste momento estamos um pouco divididos entre catalogar este rumor como totalmente falso ou com algum fundo de credibilidade. Por um lado temos a afirmação do diretor de marketing da Sony, Don Mesa que a marca está perfeitamente o formato 16:9. Aliás, todo o setor Sony Pictures de momento utiliza o formato 16:9. Portanto não creio que seja uma boa ideia alterarem o formato para 18:9 só para impressionar o mercado mobile.

Por outro lado, acrescentando algum fio de credibilidade, a Japan Display Inc (JDI), um conglomerado de divisões de ecrãs - telas onde está presente a Sony, Toshiba e a Hitachi anunciou que começará a produção em massa do "Full Active LCD". Este seria o "Infinity Display" da Sony com o formato 18:9. Contudo, tendo em conta os planos da Apple a da Samsung para lançar dispositivos móveis premium com ecrãs praticamente sem bordas no final de 2017. Resta saber a quem se destinam estes ecrãs / telas, se ao próximo Sony Xperia ou para o iPhone 8 e /ou Note 8.

Este seria o Sony Xperia perfeito para a IFA 2017

Os fãs da gigante japonesa são alguns dos mais leais neste mercado de dispositivos móveis. Agora que o novo Xperia XZ Premium já está nas lojas talvez um ou dois de vocês que estão a ler este artigo o acabem por comprar. Contudo, quando no horizonte já se começa a definir o próximo topo de gama para a IFA 2017 torna-se difícil optar pelo produto que agora chega às lojas.

Mesmo assim, para todos os fãs dos Sony Xperia, deixo-vos com um concept, uma abordagem criativa ao que poderá ser o próximo topo de gama para o final de 2017. Este sim, está fantástico, pelo menos na minha opinião. Finalmente com bezels ou margens menores e com um design mais elegante. Este sim, seria um Sony Xperia para o qual olharia duas vezes.

Este concept foi criado pelo artista Saber Kchikech e seria de facto uma boa abordagem ao design tradicional da marca, o OmniBalance. Não deixa de ser interessante ver o que os fãs realmente desejam para o futuro da marca japonesa. Pessoalmente gostaria de ver este equipamento a ser anunciado, tal e qual. Gostei particularmente dos recortes para os altifalantes que me recordam bastante do último equipamento da marca que comprei, o mítico Z2. Contudo, a política de lançamentos de 6 em 6 meses é, no mínimo, infeliz.

Qual o futuro da marca neste mercado?

Pessoalmente, a nível de hardware tenho uma certa reverência pela marca. Contudo, já por diversas vezes manifestei o meu desagrado perante esta estratégia de flagships de 6 em 6 meses. Temos sempre novos equipamentos da gigante japonesa nas lojas mas sinto que os consumidores estão cada vez mais alheios aos Xperia. Será impressão minha?

E tu, gostarias de ver um equipamento como este a chegar às lojas? O que achas do atual rumo da marca e do seu futuro neste mercado cada vez mais competitivo dos dispositivos móveis?

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 deverá estrear o novo processador Kirin 970

Asus Zenfone 4 chega em setembro com possível câmara grande angular

Episódio 13 de Boruto: Naruto Next Generations foi espetacular!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.