Sony Xperia podem chegar com Android puro num futuro próximo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Seguirá a Sony o exemplo da BQ e cada vez mais fabricantes? Poderemos ter um Sony Xperia com Android stock (puro) da Google num futuro próximo? Começamos a ver sinais de que tudo isto pode ter fundamento de verdade.

Tradicionalmente, os Sony Xperia são dos smartphones que mais atualizações de sistema recebem e mais rapidamente as recebem. Foi uma das primeiras fabricantes a trazer o Android Oreo para os seus dispositivos e em breve poderá render-se totalmente ao ambiente "puro".

Vê ainda: peria com ”ecrã completo”

Agora, tal como indica o blog dedicado aos desígnios da fabricante japonesa, o XperiaBlog, a empresa está a tomar um novo curso de ação. Aqui com algumas das suas aplicações nativas como o Xperia Home a serem colocados em modo de manutenção.

Na prática isto significa que este launcher da marca estará prestes a chegar ao fim da sua vida útil. Aliás, neste momento o desenvolvimento desta aplicação (launcher) encontra-se encerrado, usufruindo apenas de uma manutenção das suas funções, segurança e estabilidade.

Android One - a solução perfeita para os Sony Xperia?

Em primeiro lugar para o utilizador isto significa que o teu Sony Xperia continuará tal e qual como o tens agora. Terás o mesmo ambiente gráfico na interface (UI) e exatamente as mesmas funções, estabilidade e segurança. Poderá eventualmente receber atualizações para corrigir erros mas não receberás novas funções para o mesmo. Para todos os efeitos, tendo em conta a fatualidade exposta, a Sony está a trabalhar numa alternativa para o Xperia Home. Agora temos essencialmente dois cursos de acção.

O primeiro sendo o desenvolvimento de uma solução própria, um launcher novo da autoria da própria marca. Algo que implica trabalho, tempo e investimento no desenvolvimento de novas soluções para substituir o Xperia Home.

Por outro lado, a Google disponibiliza plataformas gratuitas e repletas de vantagens como o programa Android One. Iniciativa através da qual a empresa de Mountain View providencia um ambiente de Android puro.

Redução de custos terá sido a motivação...

Mais ainda, garante atualizações de sistema durante dois anos e atualizações de segurança durante pelo menos três anos para o utilizador. Algo que também aliviaria a tecnológica japonesa da incumbência e responsabilidade de atualização dos seus dispositivos móveis.

Olhando para a atual situação da empresa japonesa deparamo-nos com uma magra quota de mercado mundial. No departamento dos smartphones e dispositivos móveis temos cada vez menos Sony Xperia's a serem vendidos.

Organicamente, a Sony conta com um novo CEO que vai garantir a rentabilidade da empresa, nem que para isso sejam riscados segmentos. O primeiro será assim o Xperia Home, uma extensão dos smartphones da marca que está agora com o fim à vista.

O launcher Xperia Home entrou em "modo de manutenção"

Com a gradual irrelevância dos seus smartphones aos olhos do público, algo que temos vindo a sentir nos últimos anos. Aliás, algo sustentado pelos relatórios das agências de análise de mercado. Perante isto a Sony só teria a ganhar com a adopção do Android One.

Veja-se o exemplo de sucesso da Nokia e mesmo da BQ. Empresas que delegaram a responsabilidade de atualizações na própria Google e que assim se podem concentrar totalmente na produção de novos equipamentos.

Já por outro lado, um launcher próprio também uma plataforma de rentabilização com as "apps" e conteúdo que paga para lá estar. Ainda assim, os custos de desenvolvimento e manutenção de um launcher próprio terão levado a marca a riscar o seu Xperia Home.

Agora resta a questão, estará o público receptivo a um Sony com Android puro?

Assuntos relevantes na 4gnews:

?

peria XZ2 e XZ2 Compact

peria poderão desaparecer

Fonte 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.