Qualquer leitor mais atento e consumidor atento às tendências de mercado já terá reparado, por esta altura, no rápido ciclo de substituição nos smartphones Android da Sony. Com efeito, os seus Sony Xperia, por norma, são substituídos de 6 em 6 meses. Estratégia que desgasta a empresa e dilui a confiança dos consumidores.

Escusado será dizer, por esta altura, que os smartphones da Sony, os seus Sony Xperia são irrelevantes em Portugal. Vejam-se os dados fornecidos, por exemplo, pela AppBrain que refletem aquilo que já temos vindo a afirmar há vários anos.

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Lançar um novo topo de gama Android de 6 em 6 meses é contra-produtivo para uma marca estabelecida como a Sony. É desgastante e provoca uma desvalorização dos produtos. Agora, vemos os sinais internos do desgaste que já começava a ser muito evidente do exterior.

Depois de aqui termos noticiado as afirmações do "histório" CEO, Kaz Hirai onde dava a entender que a Sony só estava presente no mercado de smartphones porque eventualmente surgiria a "próxima revolução" como o 5G. Algo que nos mostrou um gritante desinteresse no mercado mobile. Afirmações feitas a 21 de janeiro de 2018.

Os smartphones Sony Xperia não são uma prioridade para a Sony

Escusado será dizer que quando a própria marca não acredita no potencial deste segmento de produtos, os consumidores muito menos. Entretanto noticiamos aqui na 4gnews que a Sony tinha mudado de CEO. Aí veríamos Kenichiro Yoshida a assumir o cargo de CEO, passando Kaz Hirai para o painel de administração. Sucedeu a 2 de fevereiro de 2018. Yoshida assumiria funções em abril de 2018.

Agora, Yoshida partilhou o seu plano de ação para os próximos 3 anos da Sony. Aí, o futuro dos Sony Xperia é cada vez mais incerto com o novo CEO no leme. Daqui, a única ilação que podemos retirar é a inviabilidade da Sony desistir do mercado de dispositivos móveis (smartphones) voltados para o grande público.

Algo que já há anos prontamente desmentido (2015). Algo que nos leva a crer que esta opção já está pelo menos a ser considerada no seio da empresa. Em vez disso, Kenichiro quer concentrar-se nas áreas que realmente trazem rentabilidade à Sony.

Kenichiro concentrar-se-á nas áreas rentáveis para a Sony

Na sua mensagem para a empresa, citada pela Bloomberg, Kenichiro reafirma o seu compromisso em concentrar-se nas áreas que dão lucro à empresa. Já por outro lado não foi feita qualquer menção ao departamento de smartphones Android. Os Sony Xperia.

A tecnológica japonesa vai concentrar-se mais no segmento e divisão dedicada aos jogos (gaming), serviços de entretenimento e subscrição de serviços. Em suma, áreas que se revelam cada vez mais rentáveis para a tecnológica japonesa.

Os sinais são claro. A empresa mudará a sua estratégia e os smartphone Sony Xperia serão relegados para um papel secundário. Eventualmente podem recuar para o seu país natal. Retraindo-se gradualmente dos mercados internacionais. Aqui sendo apenas uma especulação.

Concorrência da China ditará o "fim" dos Sony Xperia

Os smartphones Android conhecidos como Sony Xperia são bons regra geral. Ótimos até em certos quesitos. Todavia, não conseguem competir com os preços das fabricantes chinesas, desde uma Nokia, as suas últimas esperanças de sucesso esfumaram-se.

A ascensão das fabricantes chinesas não deixou ninguém indiferente, muito menos a empresa que vê a sua magra quota de mercado a encolher. Neste momento a tecnológica japonesa aposta no mercado de topo com o Sony Xperia XZ2 Premium.

A Sony tem um nome forte e uma presença fraca no mercado Android

O seu nome impõe respeito e os seus produtos denotam uma qualidade pouco comum. Todavia, em 2018, segundo as previsão da marca serão vendidos 10 milhões de equipamentos. Isto durante todo o ano. No período homólogo de 2017 foram vendidos 22.5 milhões de smartphones segundo os dados da fabricante japonesa, avançados pela Bloomberg.

Mais ainda, até a sua popular PlayStation 4 (PS4) teve uma diminuição das vendas nos últimos meses. No primeiro trimestre do ano as vendas caíram 18%, tornado-se claro o fim do ciclo de vida deste produtos. Aliás, já se fala na PlayStation 5.

Também a divisão dedicada à produção de semi-condutores e sensores fotográficos sofreu um revés. Note-se que a Sony é extremamente cobiçada pelos seus sensores, sendo sinónimo de qualidade ao longo de toda a indústria de dispositivos móveis. Aliás, os seus componentes são utilizados pela Apple e várias outras fabricantes.

Tecnológica japonesa utilizou, sempre, a plataforma Android

Este sector sofreu uma queda de 39% durante o atual ano fiscal. Ainda assim o prognóstico é positivo. Os lucros deste departamento ascendem aos milhares de milhões de dólares.

Já relativamente ao departamento de dispositivos móveis. Esta será sem dúvida uma perda para os consumidores. Contudo, já há vários anos que o mercado de dispositivos móveis se tem revelado adverso aos Xperia. Todos eles com a ColdFusion. Mostrando-nos aqui a situação "pouco tranquila" (eufemismo) da fabricante japonesa.

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