A espera acabou para os fãs da linha de auscultadores com cancelamento de ruído mais popular do mercado. A Sony apresentou hoje, 15 de maio, os novos Sony WH-1000XM6. É a mais recente geração da sua aclamada série 1000X. A promessa é a de elevar ainda mais o padrão com o "melhor cancelamento de ruído" que a marca alguma vez criou.
Conta com qualidade de som aprimorada em colaboração com engenheiros de masterização de renome, um design mais confortável e um conjunto de funcionalidades inteligentes, incluindo preparação para o futuro com LE Audio. Chegam às lojas portuguesas este mês com um preço recomendado de 470 €.
Cancelamento ativo de ruído é o grande destaque dos WH-1000XM6
O grande destaque dos WH-1000XM6 é, sem surpresa, o cancelamento ativo de ruído (ANC). A Sony equipou-os com um novo processador de cancelamento de ruído HD QN3, alegadamente sete vezes mais rápido que o anterior. Este gere agora 12 microfones (1.5x mais que nos XM5). Estes microfones estão estrategicamente posicionados para se adaptarem com maior precisão ao utilizador e ao ambiente.
Junta-se a isto o novo otimizador NC adaptativo, que ajusta o cancelamento em tempo real ao ruído externo e até à pressão atmosférica. O modo de som ambiente automático também foi melhorado para equilibrar de forma mais inteligente a música e os sons importantes à tua volta.
Qualidade de áudio desenvolvida com engenheiros de masterização
A qualidade de áudio foi outro foco de desenvolvimento, com a Sony a colaborar diretamente com engenheiros de masterização de estúdios de topo como Sterling Sound e Battery Studios. Estes trabalharam com artistas como Taylor Swift, Adele, Rihanna ou Bob Dylan. O objetivo foi garantir uma reprodução sonora fiel à intenção do artista.
Para isso, os XM6 contam com uma nova unidade de diafragma especialmente desenhada, com um composto de fibra de carbono, e uma estrutura de bobina de voz única para maior nitidez e detalhe. O processador QN3 também contribui aqui, com um modelador de ruído avançado para uma conversão Digital-Analógico (D/A) melhorada.
Continuas a ter suporte para áudio de alta resolução (com e sem fios, via LDAC) e a tecnologia DSEE Extreme para fazer upscaling de música comprimida. Na app Sony Sound Connect, encontras um equalizador de 10 bandas, um "Game EQ" (otimizado para jogos FPS) e a função "360 Reality Audio Upmix for Cinema" para um som espacial em filmes.
Chamadas prometem ser "ultra-nítidas"
As chamadas prometem ser "ultra-nítidas" graças a um sistema de seis microfones com beamforming e Inteligência Artificial, que isola a voz e filtra o ruído de fundo. O design foi melhor para maior conforto em longas sessões de audição. A banda de cabeça é mais larga e tem um ajuste mais suave, revestida a couro vegan. E as almofadas foram redesenhadas.
O mecanismo de dobradiça também foi melhorado para maior durabilidade e o estojo de transporte é agora mais compacto e com fecho magnético. Estão disponíveis em Preto, Prateado Platinum e Azul Midnight.
Funcionalidades inteligentes
Em termos de funcionalidades inteligentes, os WH-1000XM6 estreiam a "Audição Baseada em Cenas", que usa sensores para ajustar automaticamente a reprodução de música e o nível de ANC consoante a tua atividade, o ambiente e a tua localização. Mantêm o acesso rápido a serviços de música, ligação multiponto e a possibilidade de ouvir enquanto carregas.
A bateria continua a prometer um dia inteiro de música (até 30 horas com ANC), e um carregamento rápido de apenas 3 minutos dá-te 3 horas de autonomia. E a pensar no futuro, estes auscultadores estão preparados para LE Audio, que trará menor latência para jogos, maior qualidade com o codec LC3 e a funcionalidade Auracast para partilhar áudio como para Áudio Espacial com processamento da Sony. Ambas as funcionalidades chegarão através de futuras atualizações de software.
Os novos Sony WH-1000XM6 ficam disponíveis em Portugal a partir deste mês de maio, com um preço de venda ao público recomendado de 470 €. Para saberes mais detalhes, consulta o site oficial da Sony. Entretanto, o preço dos ainda bem capazes Sony WH-1000XM5 continua a cair.