A Sony parece ter encontrado uma nova linha de auriculares acessíveis em que apostar. Após o sucesso dos WF-C500 que em tempos testámos, chegaram ao mercado os seus sucessores: os WF-C510.
A grande chave deste produto está na sua etiqueta de preço: 60 €. Perante esse facto, sabemos de antemão que há compromissos a ser feitos. Testei este produto durante as últimas três semanas, e neste artigo trago-te as minhas conclusões.
Unboxing e emparelhamento
Na embalagem dos WF-C510 encontras tudo o que precisas para começar a usar o produto de forma conveniente. Vem com os auriculares armazenados dentro do estojo de carregamento e pontas de silicone de tamanho M, com S e L também incluídos na caixa. Este modelo segue os passos de outros mais caros e já não traz cabo incluído na embalagem.
Conforto, design e construção
Embora conforto seja algo que vai depender sempre de utilizador para utilizador, o formato dos WF-C510 encaixa que nem uma luva nos meus ouvidos. Isto fez com que os achasse uns auriculares bastante confortáveis de usar por várias horas.
Têm um tamanho discreto, embora esta cor amarela seja mais vistosa. O facto de pesarem apenas 4,6 gramas, torna-os bastante leves e essa mesma leveza e portabilidade transporta-se também para o estojo de carregamento.
De realçar que temos classificação IPX4 nos auriculares. Isso torna-os resistentes à água, para que não precises de te preocupar em treinos mais intensivos, ou quando apanhares uma chuva leve. De realçar, ainda neste campo, que não possuem sensor de profundidade, pelo que a música não pausa ou recomeça automaticamente quando os tiramos ou colocamos.
Em todo este produto há, obviamente, o lembrete constante de que é acessível ao olhar para a qualidade dos plásticos. Mas nada que se possa dizer que não vai durar muito tempo e sacrifique a usabilidade ou o bom aspeto. Mas claro, para maior qualidade neste campo, terás necessariamente de pagar mais.
Qualidade de áudio e chamadas
A qualidade de áudio dos Sony WF-C510 é bastante adequada para o preço e não vai deixar desiludido quem quer uns auriculares para usar no dia a dia e pagar pouco. É claro, não podes esperar grandes detalhes e separação suprema entre os instrumentos.
Estes não são uns auriculares que vão agradar a audiófilos ou a quem está a habituado a modelos como os WF-1000XM5 da própria Sony. São um produto que entrega o que promete pelo seu preço. Não há grande proeminência dos graves, mas com o equalizador disponível na app poderás personalizar tudo ao teu gosto.
A qualidade das chamadas dos WF-C510 é surpreendente boa. Os microfones parecem de qualidade, já que o feedback que recebi do outro lado era que a minha voz era bem ouvida, mesmo quando fiz chamadas na rua. No entanto, falar com estes auriculares colocados dá uma leve sensação de que estamos no vácuo pelo isolamento passivo que fazem.
Cancelamento de ruído e modo de transparência
Isso leva-nos ao ponto do cancelamento de ruído e do modo de transparência. Este modelo não possui qualquer cancelamento de ruído ativo. Apenas faz um cancelamento de ruído passivo através das suas pontas de silicone, do qual não podes esperar milagres.
Possui um modo de transparência que podes ativar com uma pressão longa num dos botões dos auriculares que deixa a desejar. A nossa voz continua a parecer um pouco abafada quando falamos, embora se note que entra mais qualquer coisa de ruído externo. A melhor solução, para conversas mais longas, será mesmo retirar os auriculares.
Autonomia
A autonomia de bateria dos WF-C510 é simplesmente espetacular e uma das suas grandes vantagens. A marca promete até 11 horas de autonomia com os auriculares e 22 horas no total com o estojo de carregamento. Pelos meus testes, esses números não andam muito longe da realidade.
A marca afirma que com apenas 5 minutos de carregamento, também podes contar com uma hora de reprodução de música adicional. O cabo USB-C não vem incluído na embalagem, mas basicamente poderás carregar os auriculares com qualquer cabo USB-C que tenhas por casa.
Controlos, app e extras
Os controlos destes auriculares são feitos por botão, ao invés dos habituais controlos por toque. É algo que pessoalmente não aprecio, pois implica fazer uma certa pressão no ouvido (ainda que leve) quando os controlos capacitivos tornam tudo mais simples.
A app renovada da Sony, a Sound Connect, dá-te toda a personalização que podes fazer nos auriculares. É possível personalizar o equalizador, fazer atualizações de firmware, personalizar os controlos ou gerir a ligação multiponto.
Essa ligação multiponto é, aliás, uma das funcionalidades que mais aprecio ter num dispositivo deste preço. Simplifica a utilização do dia a dia, dando uma fácil transição entre o smartphone ou computador, por exemplo.
Conclusão
O áudio é de boa qualidade, são confortáveis, têm excelente autonomia de bateria e ligação multiponto. No entanto, gostaríamos de ter controlos por toque ao invés de botões físicos e o modo transparência deixa a desejar. Para quem quer gastar até 60 € nuns auriculares totalmente sem fios, os Sony WF-C510 afiguram-se como uma boa opção a ter em conta.
Sony WF-C510
Autonomia: até 22 horas
Ligação multiponto: sim
Cores: azul, amarelo, preto ou branco