Sony - será este o inovador smartphone Android, o Xperia XA2 Ultra?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Sony, uma marca que imediatamente associamos à Play Station, a TV's e só depois aos smartphones, ao Xperia, os dispositivos móveis com Android. Marca que outrora usufruiu de uma confortável posição no mercado mundial deste tipo de gadgets. Era bastante procurada no segmento de gama média e até mesmo os seus primeiros topos de gama da linha Xperia Z foram bastante cobiçados. Contudo, esta marca precisa de um novo modus operandi, precisamos de um smartphone Xperia realmente novo e inovador, urgentemente!

Estas imagens que já Google Play Store – Aproveita 20 jogos temporariamente gratuitos

O Sony Xperia XA2 Ultra será aquele que se acredita ser um dos próximos dispositivos Android de gama média e já há muito que se fala num novo design. Algo mais fresco, mais irreverente, "atrevido" até. Aliás, desde que começaram a circular rumores sobre o novo e inovador smartphone Android da marca que os fãs têm pedido uma coisa. Apenas uma. Um novo design!

Sony precisa de um novo smartphone Xperia que seja atrevido e inovador

Algo que infelizmente pode não passar de um sonho. Caso estas imagens oriundas da rede social chinesa (Weibo), e posteriormente divulgadas por várias publicações internacionais. Veja-se a minuto para averiguar a correcta nomenclatura dos topos de gama (flagships) Android desta marca.

Este será, segundo consta então, o sucessor do XA1 Ultra, um phablet que poderás encontrar em praticamente qualquer loja física. Contará com o número de modelo H4233 segundo estas últimas fugas de informação.

Sendo estas fotos verídicas confirmar-se-ia o design demasiado familiar. A filosofia OmniBalance mais uma vez aplicada. Com umas margens laterais realmente finas e praticamente inexistentes, o novo smartphone Android teriam pouco de inovador. Pelo menos a nível de aspecto geral.

Android Oreo já estará presente neste novo Sony Xperia

De acordo com uma listagem anterior na aplicação de testes e benchmarks, a Geekbench, este novo e inovador smartphone Android terá um ecrã de 6 polegadas.

Uma grande tela que o tornará num phablet, tal como o seu antecessor. A resolução continuará nos 1080p Full-HD e felizmente teremos aqui a nova versão do sistema operativo Android. O tão desejado Android Oreo 8.0.

Este Sony Xperia XA2 Ultra seria equipado com o processador Snapdragon 630 da Qualcomm, um dos seus SoC's de gama média. Estará acompanhado por 4GB de memória RAM e por 64GB de armazenamento interno expansível via cartão microSD. Resta saber qual será a capacidade da sua bateria.

Na sua traseira poderemos encontrar uma câmara principal de 21 MP neste novo Sony. Contará ainda com duas câmaras tais de 15MP. Este último ponto, a dual-câmara frontal poderá ser o seu traço/ característica mais inovadora. A marca empregará certamente várias tecnologias para que o utilizador possa tirar o máximo proveito desta câmara frontal.

Será este o Sony Xperia novo, inovador e ousado?

O novo Sony Xperia terá ainda, caso estas fotos sejam verídicas, um sensor de impressões digitais na sua traseira. Ao contrário do que muitos Android desta marca utilizam, com este mesmo sensor embutido no botão On/Off, na lateral.

Infelizmente temos que falar do "elefante" na sala, as grandes margens, bordas ou bezels na parte superior e inferior. É certo que podem acomodar os altifalantes duplos frontais. É certo que isso é um grande bónus para o utilizador, sobretudo em multimédia. É ótimo para jogos, bom para música e fantástico para vídeos e filmes.

Contudo...está tão ultrapassado como a própria filosofia OmiBalance. Como é possível que em 2018 a Sony acredite que seja boa ideia continuar a apostar na mesma fórmula. Ano após ano com os números a falarem por si. Nunca antes tão bons dispositivos foram tão esquecidos nas prateleiras.

Por um lado é verdade que algum grau de uniformidade no design é extremamente vantajoso para que qualquer consumidor possa identificar um design a uma marca. Por outro, o público parece cansado do mesmo aspecto deste que o Sony Xperia Z foi lançado em fevereiro de 2013. Aí sim tivemos um Android novo, inovador e ousado.

O que gostarias de ver num novo smartphone Android da Sony?

Começo a não encontrar mais justificações para o insucesso da Sony no mercado mobile para além da teimosia da própria. É uma gigante tecnológica com todos os meios para pelo menos mudar o seu design.

Contudo, isso não basta, não agora... Para que os seus produtos tenham alguma chance de voltar a dar nas vistas precisamos de algo realmente inovador. Não só no aspecto do smartphone, mas também na função. Fica o desafio!

Espera-se que a Sony aproveite o primeiro certame tecnológico de 2018 para apresentar este novo smartphone. Será em Barcelona durante o Mobile World Congress que o ficaremos a conhecer. Pessoalmente acredito que venha acompanhado de um novo smartphone topo de gama, mantendo-se assim o ciclo de renovação de 6 em 6 meses.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d com ecrã 18:9 à imagem do OnePlus 5T

Huawei Nova 2 – E o vencedor do passatempo dos Patronos é …

d não passa de uma farsa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.