Sony SBH60Os Sony SBH60 são uns auscultadores bluetooth concebidos para te darem total liberdade de movimentos enquanto ouves música ou atendes e respondes a chamadas telefónicas. Com um design elegante, preço acessível e repletos de funcionalidades estes Sony SBH60 são versáteis e práticos no dia-a-dia.

Começando pelo unboxing e pelos conteúdos da caixa temos aqui uma tampa transparente em acrílico, bastante simples e com o nome do artigo, a caixa em si é de cartão e nas suas laterais não apresenta nenhuma informação. Uma caixa algo banal e cuja experiência de unboxing não tem nada de extraordinário.

Já na sua traseira podemos encontrar várias informações relativas a estes Sony SBH60, como por exemplo a conectividade NFC, Bluetooth A2DP, entrada micro USB, bateria para 10-13 horas de reprodução de áudio, frequência de resposta entre os 30-18, 000Hz e um diafragma de 30 mm.

   

Componentes fornecidos:

Dentro da caixa encontrarão um cabo com duas extremidades de 3.5 milímetros, um comprimento de aproximadamente 1,5 metros, para ligarem os Sony SBH60 a qualquer fonte que não possua conectividade Bluetooth. Temos também um pequeno cabo com micro USB/USB para carregarem os auscultadores (o carregamento demora perto de 1 hora), por último temos também os habituais manuais e documentação.

Conexão e emparelhamento:

Ligar, emparelhar ou conectar os teus Sony SBH60 é bastante fácil. Se o teu dispositivo tiver NFC basta activar essa funcionalidade, clicar no botão On/Off dos Sony SBH60 e juntar as zonas NFC, feito.

Em alternativa, poderás emparelhar via Bluetooth tradicional, procurando no teu smartphone ou PC/Mac, os Sony SBH60 e a partir daí, emparelhar.

Por último, caso o teu dispositivo não possua NFC nem Bluetooth, poderás utilizar o cabo fornecido, cabo 3,5-3,5mm, para conexão com fio.

Todos os controles e botões estão localizados no auricular esquerdo dos Sony SBH60, a tecla On/Off, o selector de volume, a tecla para atender/terminar chamada, o sensor NFC, a porta para carregamento microUSB e o LED de notificação.

Qualidade de chamada e notificações LED

Apesar de não ser o uso mais convencional para estes Sony SBH60, podes atender/rejeitar chamadas com estes auscultadores graças ao microfone embutido e por estranho que possa parecer, a qualidade de chamada é bastante agradável, não é perfeita mas a pessoa do outro lado da linha diz que nos ouve perfeitamente e não se apercebeu que eu estava a utilizar estes auscultadores, portanto não receiem o feed-back ou ruído de fundo/eco. Surpreendeu-me neste ponto, além de ser confortável e ter um bom raio de alcance o seu sinal Bluetooth.

Como referi, no auricular esquerdo temos um pequeno LED, perto da porta micro USB que pisca em Branco quando estamos a receber uma chamada, Azul quando está em modo de emparelhamento, Vermelho quando está com pouca bateria ou está a carregar e ainda não está totalmente carregado e, por último, Verde quando termina o carregamento. Para conferires o nível da bateria, com o Sony SBH60 ligado, carrega rapidamente no botão On/Off e o LED piscará verde se estiver carregado, Amarelo se estiver entre os 85%-15% e Vermelho se o nível de carga estiver baixo.

Qualidade do Som e Conforto de utilização

As almofadas “gordinhas” do Sony SBH60 proporcionam uma utilização muito confortável, não são demasiado apertadas mas conseguem isolar bem o ruído exterior. Pessoalmente sou muito esquisito neste ponto, gosto de headphones mas normalmente aquecem-me demasiado as orelhas e torna-se desconfortável utiliza-los por mais de uma hora. Neste ponto, os Sony SBH60 estão aprovados.

Estes auscultadores são mais pesados do que aparentam, com 125 gramas tem um feeling bem sólido mas o plástico poderia ser mais robusto, no entanto gostei do seu peso e solidez geral, além do contraste entre o metal e os auriculares, uma combinação bastante elegante.

Relativamente à qualidade de som, o aspecto fulcral de qualquer auscultador, temos uma boa experiência geral. O som é impressivo e tendo em conta o seu preço (menos de 50€) fiquei surpreendido pelo detalhe dos agudos, pela clareza das vozes e timbres doces. Os graves também estão presentes e, apesar de não desiludirem, poderiam ser mais fortes. Não temos aqui uns Beats Audio mas ninguém diria que custam menos de 1/4 destes.

Pelo preço, estes Sony SBH60 oferecem um som bem equilibrado e experiência de utilização bem confortável. Adquiri os meus via Amazon.uk.

Algumas das músicas que ouvi para os testar: 1º- Playlist de áudio a 24-bits, 2º- Música Clássica (Verdi e Strauss), 3º- Dubstep e Techno. No geral, só fico desejoso de sentir mais os graves e as batidas fortes nestes Sony SBH60.

Autonomia da Bateria e Carregamento

Como já referi, carregar estes Sony SBH60 demora cerca de uma hora, através da porta microUSB e utilizando um adaptador de parede comum. Pelo lado positivo não temos aqui conexões estranhas ou específicas, qualquer carregador USB/microUSB serve perfeitamente.

Relativamente à autonomia destes Sony SBH60, consegui obter mais de 10 horas de reprodução de áudio. No site da Sony (fonte), referem 13 horas de autonomia em reprodução contínua de música e sinceramente não devo ter ficado longe dessa marca, mais de 11 horas de streaming.

Neste aspecto, os Sony SBH60 estão aprovados, poderás utiliza-los durante o dia inteiro que terás bateria até ao dia seguinte.

Balanço Final

Os Sony SBH60 são uma boa mistura de qualidade de som, conforto, autonomia, estilo e preço acessível. Claro que há imensos auscultadores com melhor som, graves mais potentes e agudos cristalinos mas poucos conseguem oferecer uma experiência de utilização tão bem equilibrada, adoçada pelo preço que fica abaixo dos 50€ (pelo menos em promoção).

Podia vir equipado com um saco de transporte, era a cereja no cimo do bolo e peca por não serem flexíveis ou dobráveis, o que dificulta um pouco o seu transporte no dia-a-dia. São elegantes mas não são débeis graças ao seu aro metálico e a autonomia da sua bateria foi uma boa surpresa.

Link da Amazon para os Sony SBH60

O que achas destes Sony SBH60 ?

Talvez queiras ler:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).