Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony revela tecnologia anti falsificação integrada na câmara fotográfica

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Sony anunciou recentemente a disponibilização da sua tecnologia fotográfica anti falsificação integrada na câmara. É o mais recente reforço para utilizadores empresariais e fotógrafos profissionais que queiram proteger as suas captações.

Para tal, utilizando assinaturas digitais processadas na captação, a tecnologia da Sony suporta a deteção de qualquer modificação efetuada a uma imagem. Desse modo, protegendo-a de adulterações e, desta forma, de uma utilização fraudulenta.

Sony volta a surpreender com tecnologia anti falsificação integrada na câmara

A Sony anunciou hoje a disponibilidade da sua tecnologia fotográfica anti falsificação integrada na câmara, para utilizadores avançados, sobretudo para utilização empresarial. Fá-lo com mediante assinaturas digitais processadas na captação do conteúdo.

Na prática, a tecnologia da Sony suporta a deteção de qualquer modificação efetuada a uma imagem captada pelas suas máquinas digitais. Ou seja, protegendo-a, desta forma, de uma utilização fraudulenta, um dos flagelos a afetar o setor.

Novo recurso visa combater um dos maiores flagelos no setor

Face aos problemas generalizados de edição não autorizada e má conduta relacionados com os dados de fotografias digitais, a Sony desenvolveu uma tecnologia anti falsificação. Esta é baseada na criptografia padrão e destinada aos utilizadores empresariais. Tudo para salvaguardar as imagens contra uma eventual utilização abusiva dos conteúdos.

Assim sendo, com o modo de assinatura da Sony ativado, as imagens são imediatamente assinadas de forma criptográfica pelo processador da câmara no momento da captação.

Em seguida, qualquer modificação nos píxeis, adulteração ou potencial falsificação cancelará a assinatura da imagem. Isto uma vez que a manipulação da mesma será detetada pelo próprio servidor de certificados do cliente durante a análise.

Proteção disponível na câmara Sony Alpha 7 IV

A novidade está disponível na câmara Alpha 7 IV, com a expansão a outros modelos a ser considerada posteriormente. De qualquer modo, esta nova funcionalidade simplifica o longo processo necessário desde a submissão da imagem até à sua verificação. Tudo isto com um nível de segurança adicional para os utilizadores e criadores de conteúdo.

Ademais, a Sony Alpha 7 IV também combina um sensor de imagem CMOS Exmor R full-frame retro-iluminado de 33 MP. Tem o motor de processamento de imagem BIONZ XR, para oferecer um processamento de alta velocidade e uma resolução excecional.

Métodos criptográficos para a assinatura digital da Sony

O novo modo de assinatura anti falsificação da Sony garante a criação e a transmissão seguras das imagens. Fá-lo com base em métodos criptográficos, para responder à crescente necessidade fundamental de certificar imagens não modificadas e seguras em diversas aplicações e em múltiplas indústrias.

Esta tecnologia aplica-se particularmente na verificação de passaportes e de documentos de identificação. No entanto, vai ainda mais longe ao combater a manipulação de imagens na área da comunicação social, da saúde e da aplicação da lei.

Por exemplo, nos setores dos seguros e da construção, esta tecnologia oferece um fundamento sólido para a inspeção e a gravação de danos.

Por fim, já compatível com a Alpha 7 IV, e sujeita à receção de uma licença para ativar o modo de assinatura da Sony, esta funcionalidade estará disponível para os utilizadores empresariais.

O melhor de tudo? A Sony tem planos para a expansão a outros modelos no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Wi-Fi no jardim? A solução é o kit devolo Magic para Internet rápida em todo o lado
  • Samsung Galaxy A23 5G chega com bateria grande e preço pequeno
  • Xiaomi lança novos routers Mi Router 4C e Mi AIoT Router AC2350
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.