Sony my Xperia protege o teu equipamento contra roubo a partir do "Bootloader"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Se tens um dispositivo Sony já deves conhecer a aplicação "my Xperia", esta aplicação é muito semelhante ao Gestor de Dispositivos da Google e permite-te localizar, bloquear, apagar os dados e emitir um alerta sonoro, tudo isto remotamente. No entanto, todas estas medidas podem ser facilmente contornadas com um simples "reset" de fábrica, ganhando o ladrão um smartphone novo.

A mesma problemática afecta 90% de todos os anti-vírus, anti-roubo e uma miríade de autêntica "tralha" que só vai consumir memória RAM e bateria do teu smartphone e caso venha a ser mesmo necessária, basta ao ladrão fazer um simples "factory reset".

Face a este problema, a Google tem desenvolvido uma funcionalidade chamada Protecção do Dispositivo que, no entanto, só está disponível para alguns dispositivos Nexus mas que chega agora, sob o nome de my Xperia Theft Protection (MXTP), ao universo Xperia (de momento apenas disponível para o M4 Aqua, C4 e Xperia Z4 Tablet).

Mas afinal o que nos traz de novo este my Xperia? Para começar, este serviço será incorporado, mediante autorização do utilizador, no bootlader (motor de arranque) portanto irá continuar a proteger o teu smartphone caso alguém tente apagar tudo o que está na memória do dispositivo, resiste ao reset do PC Companion ou qualquer outra aplicação como a Flashtool. Mais ainda, caso alguém faça um reset, apesar de não conseguires localizar o equipamento através da my Xperia (uma vez que os dados do utilizador são eliminados), a my Xperia Theft Protection vai inutilizar completamente o equipamento bloqueando-o permanentemente, a menos que o ladrão tenha os dados te login da tua conta Google.

Portanto, caso tenhas esta nova my Xperia activa no teu equipamento, ela entrará em acção caso detecte algum destes comportamentos suspeitos:

  • Alguém tente fazer um reset de fábrica
  • Alguém tente fazer um restauro do sistema pelo PC Companion ou Flashtool
  • Alguém apague os dados da tua conta Google associada ao my Xperia
  • Alguém desactive o my Xperia nas Definições mas erre 5 vezes nos dados de login
  • Alguém elimine a my Xperia ou revogue as suas permissões de administrador
  • Este Bloqueio geral pode ser desencadeado através do site da my Xperia

Caso este novo my Xperia funcione tão bem como é anunciado, isto dificultará bastante a vida aos amigos do alheio uma vez que quanto activado, o modo de Bloqueio desencadeará os seguintes comportamentos:

  • Todas as aplicações são imediatamente paradas
  • Não poderás aceder ao painel das notificações
  • As chamadas recebidas vão para o correio de voz (voice mail) caso esteja activo
  • Não poderás fazer chamadas, a não ser de emergência
  • A porta USB apenas pode ser usada para carregamento, não será detectada por PC nem Mac

O modo bloqueio só será desativado após introdução dos teus dados da conta Google e o procedimento de activação o mesmo da my Xperia padrão, através das Definições- Segurança-my Xperia.

O novo my Xperia Theft Protection afigura-se assim como uma ferramenta muito mais útil do que a sua versão anterior e do que a maioria das aplicações anti-virus. Peca, no entanto, por não te conseguir localizar o dispositivo caso o ladrão lhe faça um reset mas caso isto aconteça, o my Xperia tornará o equipamento um belo pisa papeis. Esta ferramenta funcionará a 100% nos equipamentos com Bootloader bloqueado, em todos os outros, a Sony não pode garantir a sua eficácia total.

A segurança nunca é em demasia, sobretudo quando guardamos cada vez mais memórias, documentos e detalhes pessoais, além do valor patrimonial do equipamento em si.

Talvez queiras ver:

  • Motorola Moto X 3Gen em novas fotos e sem leitor de impressões digitais
  • Moto X 3Gen 2015 apanhado em leak com o que aparenta leitor de impressão digital
  • Motorola começou a testar o Moto X (2015)
  • Motorola a trabalhar num Windows Phone, mas não sonhes muito alto
  • Motorola Moto X 3ºgen deverá trazer uma câmara de 16MP com OIS
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.