Cancelamento de ruído adaptado ao som ambiente
Se em outubro tudo não passava de um rumor, agora os novos auriculares Sony WF-1000XM6 são uma realidade. A gigante japonesa acaba de lançar, em Portugal, estes fones wireless que chegam com cancelamento de ruído que analisa o som externo e as condições de uso, em tempo real, para criar uma “bolha de som” para cada utilizador.
Tudo graças ao processador HD QN3e, a quatro microfones e a um optimizador adaptativo que a trabalharem em conjunto não só eliminam o ruído vindo do exterior, como também evitam fugas de som dos fones. Isto porque os novos auriculares adaptam-se ao formato e ajuste exclusivos do canal auditivo de cada utilizador. Uns rivais de peso para os AirPods Pro 2 da Apple.
Isto leva-nos ao design ergonómico que acompanha as curvas naturais do ouvido interno de cada pessoa. Os novos auriculares são agora 11% mais finos que o modelo anterior e contam com uma estrutura de ventilação. Este “pequeno grande pormenor” não só fornece conforto em sessões de longa utilização, como também reduz ruídos internos como passos e sons de mastigação.
Som “à la” Sony e Gemini da Google
Os processadores agora integrados com o driver de 8,4 mm suportam processamento de 32 bits para um som “à la” Sony. O diafragma foi também melhorado com o rebordo a produzir graves profundos e a cúpula a dedicar-se a frequências mais altas. Na prática, o utilizador vai sentir graves mais profundos com agudos detalhados e vozes mais nítidas.
Os novos Sony WF-1000XM6 contam com Hi-Res Audio Wireless, DSEE Extreme e compatibilidade com 360 Reality Audio. O modelo reconhece movimento de cabeça e controlo de gestos, além de disponibilizar na app Sound Connect um teste para verificação se estão bem colocados.
Os novos auriculares da Sony chegam também com o assistente Gemini IA da Google. Em modo mãos livres e sem necessidade de usares o telefone pode interagir com este assistente, mantendo uma conversa natural para fazer pesquisas, adicionar eventos à app calendário ou até fazer uma lista de compras.
Nas chamadas telefónicas, este modelo também põe a tecnologia IA a funcionar para isolar a voz do utilizador e garantir que o interlocutor ouve tudo com clareza. De resto, os Sony WF-1000XM6 têm autonomia para oito horas que pode ser estendida até às 24 horas com a caixa de carregamento. Chegam a Portugal com um preço de 300 € e vão ser disponibilizados nas lojas ainda durante o mês de fevereiro.
