Sony H8541 - Será este o novo flagship Xperia sem margens?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Veja-se aqui falamos sobre a confirmação de um novo design para os Sony Xperia em 2018 que de certa forma a faísca de esperança se reacendeu. Está na hora de apresentar um novo design, o Omni-Balance foi bom, mas já desde 2013 que praticamente não muda.

Sony H8541, será este o próximo flagship Xperia para 2018?

Agora, onde ficará o leitor de impressões digitais, como será a câmara, onde estará a câmara secundária. Teremos um ecrã / tela sem bezels?

Assim espero. Eu, consumidor aparentemente destinado a escolher construtoras que substituem os seus topos de gama de 6 em 6 meses. Prática que continuamos a achar contra-producente, tanto para a construtora como para o consumidor que vê o seu produto a desvalorizar.

Depois de há cerca de duas semanas termos visto as primeiras fugas de informação, agora temos um quadro muito mais completo deste suposto flagship, o Sony H8541. Note-se, desta vez temos um Xperia distinto mas isto não nos surpreende, uma vez que a marca estará a desenvolver vários novos equipamentos.

Todos eles com apresentação provavelmente agendada para a próxima edição da Mobile World Congress. Pelo menos um deles será um flahship. Pelo menos um deles espero que seja praticamente sem bezels ou margens. Será ele o H8541?

Note-se que até ao momento, e infelizmente, ainda não vimos nenhuma foto real deste Xperia. Nem mesmo um render (imagem digital) do equipamento. Contudo, temos aqui algumas especificações do flagship. Um smartphone com alguns "senão's"...

Na imagem acima temos uma lista de especificações deste Sony H8541. Não sabemos sequer se a construtora japonesa decidirá manter a nomenclatura "Xperia" para se referir aos seus smartphones. Neste ponto teremos que esperar mais um pouco pelas informações.

O Sony H8541 poderá ser um flagship Xperia

Sabemos sim que este Sony H8541 terá um corpo com 149 mm de altura, 74 mm de largura e 7.5mm de espessura. Pondo estas dimensões em perspectiva teremos aqui um dispositivo muito semelhante a um Samsung Galaxy S8, diferindo principalmente na largura.

O modelo da Samsung tem apenas 68mm de largura e isto deve-se ao seu ecrã com o formato / ratio 18:9. Já este Xperia terá 74 mm e isto pode indicar a utilização do formato 16:9, o formato antigo. Algo que nos deixa com algumas dúvidas. Será este modelo um flahship?

Uma vez que a resolução do display deste Sony não é referida nesta fuga de informação não podemos saber se terá ou não o novo ratio 18:9 mas esperemos que sim. Para além da aparência mais jovem, as vantagens a nível de ergonomia e usabilidade são inegáveis.

Sabemos sim que este ecrã terá 5.7 polegadas com alguns dos traços que já associamos aos topos de gama da marca, os seus flagships. Mais concretamente, a resolução 4K Ultra-HD, a tecnologia HDR e a presença da tecnologia TRILUMINOS Display e até mesmo a X-Reality. Um quarteto de luxo que será protegido pelo vidro Gorilla Glass 5.

Que mais sabemos sobre o Sony H8541?

A nível de hardware aqui temos a presença do processador Snapdragon 835 da Qualcomm. Ora, caso este Sony queira ser chamado de flagship em 2018 já deveria utilizar o próximo processador da Qualcomm. Bem sabemos, ainda não foi apresentado mas tal deverá ocorrer no próximo mês de dezembro.

Preciso de lembrar o caso do LG G6? Um excelente smartphone que nunca usufruiu de grande popularidade, em parte pelo seu processador ser o Snapdragon 821, o topo de gama de 2016 - e não o 835 lançado em 2017?

Não se trata de diferenças no desempenho, essas podem até ser negligenciáveis. Trata-se do impacto mediático, da recepção pelo público. Ora, um flagship que chega com hardware de 2017 e que daqui a 6 meses será substituído. Os augúrios não seriam nada, nada positivos!

Somos então confrontados com duas hipóteses. Ou este modelo H8541 não será o Xperia flagship ou topo de gama para a primeira metade de 2018. Ou então ele será efetivamente o topo de gama e...bem, já sabemos no que dará.

Mais uma vez, pode até ter a melhor resolução do mundo. Pode ter a melhor construção. Até ter imensos MP's na sua câmara fotográfica mas se o seu coração já for ultrapassado. Dificilmente o público, os consumidores o encararão como o um flagship à altura de um LG G7.

E por último?

De qualquer forma, pelo que sabemos atualmente pode ser simplesmente um modelo Compact. Não fosse a Sony uma das poucas construtoras a desenvolver excelentes smartphones em formato compacto. Nesse caso, perdoar-se-ia o Snapdragon 835.

Por último, a nível de memória teremos aqui 4GB de memória RAM. Sem esquecer os 64GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via cartão microSD. Uma slot híbrida (dual-sim ou microSD). Teremos também a tecnologia de carregamento rápido para a sua bateria de 3420mAh neste Sony H8541. Sem esquecer o Modo Stamina. O Android Oreo marcará presença, claro.

Agora, esperemos pela chegada das primeiras imagens mas deixo-vos com uma questão. Será um Xperia topo de gama / flagship?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Nova 2S é visto pela primeira vez e promete

Photos – Selecionar texto presente numa imagem já é possível com o Lens

Samsung Galaxy S9 representa a grande ambição da Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.