Sony corrige falha que permitia emular jogos da PSP no PS Portal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Um grupo de investigadores da Google Cloud descobriu uma forma de colocar jogos da PSP a correr no PlayStation Portal da Sony. E a melhor parte é que tudo acontecia sem necessidade de ligação à internet.

A descoberta parecia ter aberto caminho para o uso não autorizado do dispositivo. Foi imediatamente comunicada à Sony, que rapidamente lançou uma atualização de firmware para corrigir a falha.

We responsibly reported the issues to PlayStation. Bugs are fixed on 2.06. https://t.co/0B38HRaaaw

— Andy Nguyen (@theflow0) 2 de abril de 2024

O PlayStation Portal foi projetado para fazer streaming de jogos da PS5. Mas foi recentemente modificado por investigadores para correr emuladores da PSP offline. Mas foi sol de pouca dura. Andy Nguyen, um dos engenheiros da Google envolvidos no projeto, explicou que a correção desta vulnerabilidade foi incluída na atualização 2.06 do firmware do dispositivo.

No X acima, Nguyen realçou a importância de reportar "responsavelmente" tais falhas à Sony. Isto numa perspetiva de manter o compromisso com a segurança e a integridade do sistema. Para aqueles que estavam a tirar partido desta falha, terão agora de se resignar.

O PlayStation Portal não tem como pressuposto correr jogos internamente. É descrito como um reprodutor remoto pela própria Sony, onde podes jogar qualquer jogo da tua PS5 desde que esta esteja ligada e no Portal tenhas ligação à internet. Se não conheces este dispositivo ou queres saber mais sobre, consulta a nossa review dedicada.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.