Sony anuncia novas Smart TV Bravia com Processador Cognitivo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony anunciou hoje os primeiros televisores do mundo com inteligência cognitiva. As novas Smart TV Bravia XR incluem os modelos MASTER Série Z9J 8K LED, MASTER Série A90J e A80J OLED, bem como X95J e X90J 4K LED.

Os novos televisores destacam-se pelo processador Cognitive Processor XR. Este é o cérebro dos novos BRAVIA XR, que utilizam um método de processamento novo que vai mais além da Inteligência Artificial convencional.

A inteligência cognitiva nas Smart TV Bravia da Sony

A Sony afirma que este novo processador simula o cérebro humano para oferecer uma experiência de visualização imersiva. Um padrão de qualidade inédito, mais rápido e de acordo com o tipo de utilização. Por outras palavras, um marco no setor.

Este "cérebro" foi concebido para replicar a forma como os humanos veem e ouvem. Quando observamos objetos, focámo-nos inconscientemente em determinados pontos. Esta é a explicação "simples", fornecida pela empresa nipónica.

Partindo deste pressuposto, a gigante japonesa quer voltar a mudar a face do mercado dos televisores. Para tal, lança a nova gama de Smart TV Bravia, com diversos modelos já a incorporar o Cognitive Processor XR.

O processador Cognitive Processor XR

O Cognitive Processor XR, o dito cérebro com inteligência cognitiva, divide o ecrã em diversas zonas e deteta onde se encontra o "ponto focal" da imagem. Por outras palavras, qual é o ponto de interesse em cada determinado momento.

Aqui, enquanto a IA convencional apenas consegue detetar e analisar individualmente certos elementos da imagem, tais como a cor, o contraste e o detalhe, o Cognitive Processor XR consegue analisar transversalmente uma variedade de elementos em simultâneo. É este o paralelismo com os nossos cérebros.

Ao fazê-lo, todos os elementos são ajustados conjuntamente para o melhor resultado, de modo que tudo na cena seja sincronizado e realista – algo que a IA convencional não consegue atingir. Na prática, a imagem parecerá melhor que nunca!

Imagem viva em televisões "que pensam e ouvem"

Este processador também analisa a posição do som no sinal, para que o som corresponda exatamente à ação reproduzida no ecrã. Além disso, otimiza qualquer som para surround 3D. Isto para proporcionar mais realismo com a paisagem sonora imersiva.

Aprende, analisa e compreende quantidades de dados sem precedentes e otimiza, de forma inteligente, cada pixel, fotograma e cena, para a imagem e o som mais realistas que a Sony alguma vez ofereceu.

As capacidades da nova linha Bravia XR

"O objetivo da Sony é inovar constantemente na tecnologia dos televisores, para oferecer a experiência de visualização mais imersiva possível", afirmou Masaomi Ando, diretor da unidade de negócio de televisores da Sony Europe.

"Os novos televisores BRAVIA XR reproduzem a realidade melhor que nunca, graças ao poder de processamento do primeiro processador cognitivo do mundo, que vai mais além da IA convencional.", acrescenta Andro.

A Sony não revelou o preço, nem a disponibilidade, dos novos televisores Bravia na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi apresenta a nova Mi 360º Home Security Camera 2K Pro
  • Xiaomi Mi Smart Clock: o novo hub IoT inteligente por 49 €
  • Xiaomi Redmi 9T é oficial! Snapdragon 662 e bateria de 6000 mAh por 159 €
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.