Sony anuncia encerramento da PlayStation Store para algumas consolas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony deu hoje a saber que irá encerrar a PlayStation Store em algumas das suas consolas menos recentes. Esta notícia não deve surpreender ninguém e permitirá à empresa focar recursos nos produtos mais recentes.

PlayStation 3, PS Vita e PSP vão perder as suas lojas digitais no verão

Os modelos afetados por esta decisão serão as PlayStation 3, PSP e PS Vita. O encerramento da respetiva loja das duas primeiras acontecerá a 2 de julho, ao passo que a loja digital da PS Vita fechará portas a 27 de agosto.

Com o lançamento da PlayStation 5 no final do ano passado, é natural que a Sony queira canalizar os esforços das suas equipas para esse modelo. Aliás, a nipónica admite isso mesmo no comunicado desta decisão.

Esta decisão representa "um esforço para concentrar os nossos recursos para a PlayStation Store na PlayStation 4 e PlayStation 5, o que nos permitirá melhorar ainda mais a experiência do cliente".

Aos que ainda possuam uma destas consolas, a Sony informa que poderão descarregar, as vezes que entenderem, todos os jogos que já tenham comprado para a sua PS3, PS Vita ou PSP. Será igualmente possível resgatar vouchers para jogos e subscrições PlayStation Plus.

Em contrapartida, a compra de novos jogos deixará de ser possível assim que as respetivas lojas encerrem nas datas previstas. Ou seja, se está interessado em algum jogo, terás até julho ou agosto - dependendo da consola - para o comprar.

A PlayStation 3 foi lançada em novembro de 2006 e teve uns bons 11 anos de sucesso no mercado das consolas. Durante esse tempo, a consola vendeu cerca de 87 milhões de exemplares em todo o mundo.

A PSP teve um percurso semelhante tendo vendido cerca de 81 milhões de unidades, desde que foi lançada em 2005. Já a PS Vita teve uma vida de menor influência, com vendas a rondar os 15 milhões de exemplares.

Esta medida de encerramento das suas lojas é mais um esforço da Sony para desviar os jogadores nostálgicos para as suas consolas mais recentes. Contudo, comprar uma PS5 nos tempos que correm não será propriamente uma tarefa fácil.

Editores 4gnews recomendam:

  • Volante Logitech G29 com pedais está em promoção (tempo limitado)
  • Epic Games Store arranca campanha de primavera com descontos até 75%
  • Rival da Nintendo Switch com Android está a ser preparada
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.