Sony disponibiliza o Android Oreo através do programa AOSP

Rui Bacelar
Android Oreo Sony AOSP
A Sony já lançou o AOSP para os programadores - Crédito da imagem: Sony

Agora que a Google já disponibilizou o código fonte do Android Oreo começamos a ver as grandes construtoras e colocarem também o código fonte nas plataformas AOSP (Android Open Source Program) para que os programadores e desenvolvedores possam começar a trabalhar.

Vê ainda: Google Play Store com 25 Apps temporariamente gratuitas para Android

Com efeito, a Sony deu agora a possibilidade aos developers para que estes analisem e começam a compilar novas Apps com base no software de sistema (firmware) de alguns smartphones Xperia.

A lista para já ainda é pequena e pode ser encontrada em seguida:

  • Xperia XZ Premium
  • Xperia XZs
  • Xperia XZ
  • Xperia X Performance
  • Xperia X
  • Xperia X Compact

Caso estejas interessado, em primeiro lugar terás que seguir o guia te dirá exatamente como criar um AOSP para o teu dispositivo. Terás ainda que descarregar todo o software binário para cada smartphone, material que poderás encontrar no site oficial da Sony, aqui.

AOSP da Sony permite aos desenvolvedores testarem o Android Oreo

Para quem desconhece o AOSP da Sony já existe há algum tempo e pretende fornecer as ferramentas necessárias aos desenvolvedores que querem testar e criar novo software para os dispositivos Sony.

A construtora disponibiliza o AOSP com as configurações de cada dispositivo e respectivos binários no GitHub onde, posteriormente, os desenvolvedores podem descarregar este firmware e software para começarem a trabalhar.

O mais recente AOSP baseia-se no Android Oreo e dá-lhes a chance de configurar, testar e brincar um pouco com a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Para além dos dispositivos acima listados a Sony também confirmou que o Xperia XA1, Xperia XA1 Ultra, e o Xperia XA1 Plus receberão a actualização oficial para Android Oreo.

Outros assuntos relevantes:

Google Assistant para iOS tem um novo aspecto no teu iPhone e não só!

Google Contactos 2.2 traz modificações interessantes à aplicação Android

Apple iPhone 7 e iOS 11 – Do pesadelo ao regresso a casa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.