Sony adiou propositadamente o lançamento da PS5 Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Os fãs da PlayStation estão ansiosos pelo lançamento da nova consola da Sony. A provável PS5 Pro deverá ser lançada no final deste ano, mas sabe-se agora que a consola poderia ter sido lançada já em 2023.

A tese é levantada pelo responsável pelo canal de Youtube Moore's Law is Dead durante o podcast Broken Silicon. Segundo as suas declarações, a Sony poderia ter lançado a PS5 Pro no ano passado, mas preferiu aguardar por lançamentos importantes.

GTA 6 poderá ter sido um dos motivos para o adiamento do lançamento da PS5 Pro

Moore's Law is Dead afirma que o processador para a PS5 Pro está concluído desde o ano passado. Contudo, a Sony optou por atrasar o lançamento da consola pelo facto de não haver jogos que o justificassem.

Tal como ele refere, a certo ponto ela pensou que esta seria a consola do GTA 6. E como o aguardado jogo da Rockstar só será lançado em 2025, era muito cedo para lançar a PS5 Pro.

Temos de ser sinceros, isto faz todo o sentido. Quem iria comprar uma consola nova, com maior desempenho e gráficos melhores para jogar os mesmos jogos que já existem para a PS5 normal?

Moore's Law is Dead refere ainda que, a certo ponto do desenvolvimento da consola, a Sony considerou o seu cancelamento. Ainda assim, a nipónica optou por dar continuidade ao projeto.

Por enquanto, ainda se especula muito sobre as capacidades da PS5 Pro. Alguns rumores apontam que ela terá um desempenho de 36 TFLOPs, que fará dela a consola mais potente do mercado por larga margem.

O seu desempenho gráfico deverá aumentar em 45%, permitindo-lhe atingir uma resolução de 8 K em certos cenários. Espera-se ainda um desempenho mais estável em 40 fps e um aumento da qualidade do seu ray tracing.

Ainda que nada seja oficial, tudo indica que a PS5 Pro será desvendada no final de 2024. A confirmar-se, faltam poucos meses para ficarmos a conhecer todos os pormenores da nova consola da Sony.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.