Quem disse que viajar no tempo não é possível? Uma coisa é certa: não foi o Google Maps. Isto porque a aplicação fez uma nova atualização que permite usufruir da beleza de Paris, graças aos encantos da Realidade Aumentada (RA).
De acordo com a Tech Radar, a escolha da cidade parisiense é uma espécie de homenagem aos Jogos Olímpicos de 2024. Por isso, os utilizadores estão a começar a ver um botão de RA, quando clicam em alguns pontos da capital francesa.
Imagina que vais ao Maps e pesquisas pela Torre Eiffel. Ao lado da torre, aparece-te o tal botão. Ao clicar nele, torna-se possível explorar as redondezas de uma forma que, há uns anos, possivelmente dirias que era ficção científica.
É possível ver marcos históricos de Paris
Outro aspeto muito interessante tem a ver com a possibilidade de ver elementos históricos associados às margens do rio Sena. Como refere a mesma fonte, se apontares com o telemóvel para o rio, aparecem estruturas temporárias que foram usadas na Exposição Universal em 1900.
Por outras palavras, o Google Maps pretende que, à distância de alguns cliques, consigas ver o passado de alguns pontos muito importantes. Na cidade de Paris, também já temos a garantia de que vai haver uma “viagem virtual” até Notre-Dame de outros tempos.
É expectável que possas ver uma das catedrais mais famosas do mundo, através de Realidade Aumentada. Também haverá informações de como eram a Bastilha Saint-Antoine e o Palais des Tuileries no passado.
Mais cidades em breve?
Para já, não podemos dizer com certeza que há mais cidades no mundo a receber estas funcionalidades de RA. No entanto, a Google referiu que o melhor é “ficarmos atentos a mais conteúdo no futuro”.
Perante estas palavras, apesar de não haver uma confirmação explícita, fica nas entrelinhas que, provavelmente, mais cidades terão direito a estes recursos de RA. A confirmar-se, seria uma ótima maneira de dar a conhecer novos sítios de uma forma diferente.
Importa destacar que quem está em casa também pode ter estas experiências de visualização através do Street View.