Até agora a oferta da Samsung estava limitada a versões de 32TB dos seus SSD – uma loucura para muitos acumuladores de ‘tralha digital’, mas já insuficiente para as exigências de algum mercado empresarial.
Pois bem, o gigante tecnológico coreano acaba de elevar a fasquia e juntar-se a um leque muito restrito de fabricantes, através do seu primeiro SSD de alta-capacidade acima dos 60TB. Mais precisamente, 61.44TB.
Para aguçar o apetite, a Samsung refere ainda que será possível fazer versões com 120TB de capacidade, graças à utilização de um novo controlador.
Tecnologia (in)acessível
Primeiro as boas notícias: a partir do momento em que um fabricante como a Samsung começar a ganhar escala com os novos SSD de 60TB, a concorrência entrará também em ação, a tecnologia tornar-se-á mais acessível e estes dispositivos chegarão a outros mercados.
Agora, as notícias menos boas, sobretudo para quem sonha com estas capacidades para guardar ‘este mundo digital e o outro’: este Samsung PM1743 SSD está disponível apenas para o mercado empresarial, não existindo sequer informação sobre uma data para possível aproveitamento no mercado de consumo.
E há que contar com o ‘pormaior’ do preço. De acordo com o site SAM Mobile, a Samsung ainda não revelou por quanto irá vender a sua nova SSD de alta-capacidade, mas “unidades semelhantes são vendidas por cerca de 7000 dólares”.
Para os mais curiosos, falamos de velocidades sequenciais de leitura de dados na ordem dos 7.2GBps, enquanto a escrita chegar aos 2.0GBps...
Para já a nova SSD de 60TB da Samsung irá competir com versões semelhantes da Western Digital e da Solidigm.