The Guardian" que alegavam que a empresa Cambridge Analytica se aproveitou de uma falha no Facebook para obter os dados de 50 milhões de utilizadores.
Estes dados incluíam informações de gostos, interesses, comentários e chegou-se mesmo a falar de mensagens privadas. O caso que foi exposto por Christopher Wylie, ex-funcionário da Cambridge Analytica, teve um impacto forte não só nas empresas envolventes mas em todo o mundo.
Vê ainda: Samsung Exynos 9610 é o novo SoC “premium” para os Galaxy A
A entrevista, que pode ser vista num dos vídeos abaixo, mostrou o quão a empresa de dados se apoderou de informações alheias e criou uma "arma" capaz de moldar a sociedade. Desde as eleições dos Estados Unidos ao famoso Brexit. Tudo se suspeita neste momento.
Mark Zuckerberg já saiu a público para falar sobre a situação. O CEO do Facebook pediu desculpa a todos os utilizadores por esta falha de segurança e que a empresa americana estaria a fazer de tudo para que algo idêntico não voltasse a acontecer. A entrevista de Mark à CNN também poderá ser vista num dos vídeos abaixo.
Mais de 50 milhões de perfis do Facebook foram analisados a pente fino pela Cambridge Analytica
Mas a questão permanece: "Ainda confias no Facebook depois desta situação?". A rede social já não era vista com os melhores olhos face aos problemas de privacidade anteriores mas com mais de 50 milhões de perfis detalhados, o Facebook está a sofrer uma queda considerável. Principalmente na bolsa de valores.
Pessoalmente nunca fui amante do Facebook, porém, tenho de admitir que se tornou uma aplicação/website muito presente na minha vida.
Aos poucos tenho abandonado a minha dependência da aplicação, porém, não é tão simples quanto parece. Uma coisa é certa, naquela aplicação leio de tudo o que me leva a questionar até que ponto é que o Facebook não deveria ter mais mãos sobre a situação.
Assuntos relevantes na 4gnews: