SocialAI é uma rede social sem outros humanos, apenas com chatbots

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Com o constante crescimento da Inteligência Artificial, já existem chatbots destinados a ser uma companhia para o seu utilizador. Mas e se, em vez de falares apenas com uma IA, pudesses interagir com várias? Essa é a ideia da SocialAI, uma rede social composta apenas por bots onde o único humano serás tu.

Uma rede na qual podes escolher como interagem contigo

SocialAI

Criada pelo desenvolvedor Michael Sayman, a SocialAI tem uma aparência e dinâmica semelhantes às de plataformas como as redes X, Threads e Bluesky. A diferença principal é que todos os seguidores e produtores de conteúdos são bots.

Nas redes sociais tradicionais, os comentários e o envolvimento dependem da vontade de outros utilizadores para interagir, enquanto o teor desses comentários depende de cada uma das pessoas que os publicam. Na SocialAI, as respostas chegam em menos de um minuto, e o utilizador humano pode escolher os tipos de seguidores desejados.

No momento em que o utilizador se regista na SocialAI, pode escolher os tipos de seguidores que deseja, com categorias como “fã”, “apoiador”, “críticos” e “céticos”. Desde a primeira publicação, será possível interagir com os robôs. Os perfis que interagem emulam seres humanos e podem responder em até 50 idiomas, incluindo português.

Desde a primeira interação, os comentários surgem rapidamente, e o utilizador pode responder e continuar uma discussão com os bots. Já existe até uma funcionalidade chamada “Share With”, que permite ao utilizador selecionar que tipos de seguidores vão ver cada publicação e responder-lhe.

Mas, afinal, para que propósitos a SocialAI pode servir?

SocialAI

Na descrição da rede social, cuja aplicação já está disponível para iOS, a plataforma apresenta-se como um "espaço privado para reflexão e feedback", no qual o utilizador é o personagem principal.

Recursos como "conversas com IA adaptadas ao teu humor e pensamentos" ganham destaque, e a rede até afirma poder ser utilizada como uma ferramenta para terapia, com conversas diárias ou simplesmente para que o utilizador possa sentir-se ouvido.

Enquanto esta última proposta, certamente, suscitará muitas discussões entre profissionais de saúde, há outra utilidade para a rede já percebida por alguns potenciais utilizadores: receber insights úteis.

"Este é o produto perfeito para gestores de redes sociais testarem uma publicação antes de a publicarem noutras plataformas", comentou um utilizador no Threads.

Por enquanto, a experiência é tão fluida que as opiniões parecem dividir-se entre "proposta inovadora" e "isto poderia ter saído de um episódio de Black Mirror". E o receio não é infundado. Alguns dos benefícios destacados pela SocialAI são "Sentir a energia de estar sempre rodeado pela tua comunidade de IA" e "Explorar um novo tipo de envolvimento social onde tudo gira à tua volta".

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.