Depois de rumores terem avançado que o processador Snapdragon 8 Elite vai equipar todos os modelos da próxima série Galaxy S25, outras fugas de informação revelam os planos para as próximas gerações de smartphones Samsung.
Ao que tudo indica, a gigante sul-coreana só vai voltar a usar o seu chip proprietário Exynos em 2027 com a série Galaxy S27.
Como será o Exynos 2700 da Samsung
O leaker Jukanlosreve na rede social X revelou as primeiras informações sobre o Exynos 2700, o chip proprietário da Samsung que, supostamente, vai ser usado na série Galaxy S27.
Diz o leaker que o nome de código deste processador é Ulisses e que a Samsung está a preparar tudo para o seu desenvolvimento. As primeiras informações apontam para que o chip seja baseado no processo de 2 nm de segunda geração ou SF2P.
Este processo de 2 nm está agora na fase de pesquisa e desenvolvimento para que em 2026 esteja tudo preparado para a entrada do novo chip na fase de produção em massa.
Com base neste processo, a Samsung pretende ter um aumento de 12% no desempenho, 25% de melhor eficiência energética e também uma redução no tamanho na ordem dos 8%.
Daí estar agora a concentrar os seus esforços na área de desenvolvimento do novo Exynos 2700 para que este consiga atingir as metas agora definidas e não registe os problemas que ultimamente têm afetado os chips proprietários da Samsung.
A Samsung tem feito esforços no sentido de equiparar os seus chips aos da Qualcomm e o Exynos 2400 até conseguiu desafiar o Snapdragon 8 Gen 3 na área gaming, mas parece ter sofrido um retrocesso com o Exynos 2500.
Tudo porque este processador não está a conseguir alcançar as metas de performance definidas pela própria marca. Por essa razão, é provável que todos os modelos da próxima geração Galaxy S25 estejam equipados com o Snapdragon 8 Elite.
Mas enquanto a Samsung se debate na área de desenvolvimento, a sua série premium de smartphones continua a registar bons resultados de vendas. Agora, o modelo base Galaxy S24 está até em promoção na Amazon Espanha com um preço mais simpático abaixo dos 700 €.