Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Só 3 marcas (chinesas) conseguiram crescer no último trimestre

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Enquanto o mercado global de smartphones começa a abrandar, com menos unidades a serem vendidas por todo o mundo, certo é que pelo menos três marcas chinesas conseguiram inverter a tendência de queda. Em causa está o trimestre que compreende os meses de julho, agosto e setembro de 2023.

Em boa verdade, estas marcas chinesas não só resistiram à quebra geral do mercado mobile como, aliás, conseguiram aumentar as suas vendas durante este período difícil. Os dados são agora avançados pela agência de análise de mercado Counterpoint Research e destaca como positivo o desempenho destas fabricantes bem conhecidas.

Huawei, Honor e Transsion Group contrariam a tendência de mercado

Counterpoint Research
Gráfico compilado pela agência de análise de mercado Counterpoint Research

Segundo avança a agência de análise de mercado Counterpoint Research, a Huawei, Honor e Transsion Group conseguiram crescer durante o 3.º trimestre de 2023. A comparação é feita com o período homólogo de 2022, apurando assim a variação anual de vendas.

Por outro lado, fabricantes de renome como a Samsung, Apple e Xiaomi, ocupando a primeira, segunda e terceira posição, respetivamente, registaram quedas consideráveis. Face ao 3.º trimestre de 2022, estas fabricantes registaram uma contração.

Samsung, Apple e Xiaomi sofrem quebra nas vendas

$AAPL iPhone 15 sales disappoint in China, according to Counterpoint. Research director at the global technology market research firm, @JeffFieldhack, joins Yahoo Finance to discuss: pic.twitter.com/RZPy0KFEyz

— Yahoo Finance (@YahooFinance) 16 de outubro de 2023

Os dados não mentem. O mercado global de dispositivos móveis atravessa uma má fase, com menos unidades a serem vendidas durante o período em apreço. Os resultados do terceiro trimestre deste ano, segundo a Counterpoint a quebra foi de 8% no volume e vendas globais.

Mais ainda, estamos perante o quarto trimestre consecutivo em que as vendas de smartphones continuam a diminuir, apesar da ligeira recuperação entre os 2.º e 3.º trimestres do ano. A melhoria, ao que tudo indica, prende-se com a chegada dos iPhone 15 da Apple ao mercado em setembro último.

Apple regista quebra de 9% apesar do lançamento dos iPhone 15

Apple iPhone 15

Ecrã: 6,1'' Super Retina XDR OLED
Proteção: Ceramic Shield
Processador: Apple A16 Bionic (4 nm)
Memória RAM: 6 GB
Armazenamento interno: desde 128 GB
Câmara traseira: 48 + 12 MP
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 3349 mAh

Lançamento: setembro de 2023

Face ao exposto, vemos que apesar da boa receção global dos novos iPhone 15, nem mesmo a Apple conseguiu manter o seu padrão de vendas. Por outro lado, marcas chinesas como a Huawei, Honor e o grupo Transsion que detém marcas como a Infinix, Itel e TECNO, conseguiram trinchar para si uma melhor quota de mercado.

Importa frisar que a Huawei continua a ser bem recebida na China, tendo aí lançado recentemente o seu novo Mate 60. Aliás, esta gama de telemóveis - os Mate 60 - conseguiram vender mais unidades que os próprios iPhone 15, facto digno de nota.

According to Counterpoint Research, Huawei sold 1.6 million units of the Mate 60 Pro over a 6-week period. Additionally, it's interesting to note that in the first 17 days after the release of the iPhone 15, sales in China decreased by 4.5% compared to the same period for the… pic.twitter.com/nJTKM5bdOK

— Revegnus (@Tech_Reve) 21 de outubro de 2023

Por outro lado, a Honor conseguiu ganhar mais tração nos mercados globais, à medida que também se afirma (novamente) na Europa e outros pontos do globo. Já o caso da Transsion Group, temos um crescimento motivo pelas vendas em África e no Médio Oriente, mercados mais fortes para esta entidade.

Em suma, foi um trimestre negativo para o mercado global de smartphones segundo aponta a Counterpoint. Agora, temos em breve a quadra natalícia que deverá ajudar a aumentar as vendas deste produtos, além de ocasiões como a Black Friday e o 11/11 na China.

Sales of the iPhone 15 series within 17 days of its launch in China dropped 4.5% compared with the iPhone 14 series released in 2022.(Counterpoint Research)Huawei's Mate 60 Pro is a tough competitor.#China #iPhone15 #HuaweiMate60Pro pic.twitter.com/xFJtZ4auBR

— Vince Ye (@VinceYe6) 16 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.