Enquanto o mercado global de smartphones começa a abrandar, com menos unidades a serem vendidas por todo o mundo, certo é que pelo menos três marcas chinesas conseguiram inverter a tendência de queda. Em causa está o trimestre que compreende os meses de julho, agosto e setembro de 2023.
Em boa verdade, estas marcas chinesas não só resistiram à quebra geral do mercado mobile como, aliás, conseguiram aumentar as suas vendas durante este período difícil. Os dados são agora avançados pela agência de análise de mercado Counterpoint Research e destaca como positivo o desempenho destas fabricantes bem conhecidas.
Huawei, Honor e Transsion Group contrariam a tendência de mercado
Segundo avança a agência de análise de mercado Counterpoint Research, a Huawei, Honor e Transsion Group conseguiram crescer durante o 3.º trimestre de 2023. A comparação é feita com o período homólogo de 2022, apurando assim a variação anual de vendas.
Por outro lado, fabricantes de renome como a Samsung, Apple e Xiaomi, ocupando a primeira, segunda e terceira posição, respetivamente, registaram quedas consideráveis. Face ao 3.º trimestre de 2022, estas fabricantes registaram uma contração.
Samsung, Apple e Xiaomi sofrem quebra nas vendas
Os dados não mentem. O mercado global de dispositivos móveis atravessa uma má fase, com menos unidades a serem vendidas durante o período em apreço. Os resultados do terceiro trimestre deste ano, segundo a Counterpoint a quebra foi de 8% no volume e vendas globais.
Mais ainda, estamos perante o quarto trimestre consecutivo em que as vendas de smartphones continuam a diminuir, apesar da ligeira recuperação entre os 2.º e 3.º trimestres do ano. A melhoria, ao que tudo indica, prende-se com a chegada dos iPhone 15 da Apple ao mercado em setembro último.
Apple regista quebra de 9% apesar do lançamento dos iPhone 15
Ecrã: 6,1'' Super Retina XDR OLED
Proteção: Ceramic Shield
Processador: Apple A16 Bionic (4 nm)
Memória RAM: 6 GB
Armazenamento interno: desde 128 GB
Câmara traseira: 48 + 12 MP
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 3349 mAh
Lançamento: setembro de 2023
Face ao exposto, vemos que apesar da boa receção global dos novos iPhone 15, nem mesmo a Apple conseguiu manter o seu padrão de vendas. Por outro lado, marcas chinesas como a Huawei, Honor e o grupo Transsion que detém marcas como a Infinix, Itel e TECNO, conseguiram trinchar para si uma melhor quota de mercado.
Importa frisar que a Huawei continua a ser bem recebida na China, tendo aí lançado recentemente o seu novo Mate 60. Aliás, esta gama de telemóveis - os Mate 60 - conseguiram vender mais unidades que os próprios iPhone 15, facto digno de nota.
Por outro lado, a Honor conseguiu ganhar mais tração nos mercados globais, à medida que também se afirma (novamente) na Europa e outros pontos do globo. Já o caso da Transsion Group, temos um crescimento motivo pelas vendas em África e no Médio Oriente, mercados mais fortes para esta entidade.
Em suma, foi um trimestre negativo para o mercado global de smartphones segundo aponta a Counterpoint. Agora, temos em breve a quadra natalícia que deverá ajudar a aumentar as vendas deste produtos, além de ocasiões como a Black Friday e o 11/11 na China.
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