Tecnologia IA para lidar com condições respiratórias agudas
Depois de ter operado melhorias tecnológicas e disponibilizado mais serviços na sua app e portal, o SNS 24 vai implementar mais tecnologia para fazer face ao crescente número de chamadas que recebe dos utentes.
Em declarações ao jornal Público, Nuno Cadima, representante da Altice – operadora da linha SNS 24 – avançou que, até ao final do ano, vai ser implementada tecnologia IA para ajudar a tratar condições respiratórias agudas.
O responsável da operadora explicou mais em pormenor. Este é um sistema que recorre a um algoritmo para garantir uma compreensão e interpretação correta da informação recebida do utente. No final, a decisão dos passos corretos a seguir será validada por um profissional de saúde.
Ao mesmo jornal, Sandra Cavaco, presidente dos SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – destacou quais as vantagens deste sistema IA para os utentes da linha SNS 24. Garante a responsável que vai ser possível “encurtar o tempo de chamada”, além de permitir também “atender mais chamadas”.
Por outras palavras, mais pessoas vão ser atendidas pela linha SNS 24, com os utentes a esperarem também menos tempo para serem atendidos.
Mecanismo de retorno de chamadas
Mas há mais uma novidade que vai chegar à linha SNS 24. Os mesmos responsáveis avançaram que vai também ser implementado um mecanismo de retorno de chamada. Na prática, tal vai evitar que o utente fique muito tempo em linha à espera, num momento de maior pico de chamadas.
Os mesmos responsáveis explicam que é enviada uma mensagem ao utente a dizer que vão ligar para o mesmo número que fez a chamada. O tempo até receber a chamada de retorno pode ir de até 30 minutos.
Já na próxima semana, entra em ação uma aplicação de triagem digital para uma condição específica de síndrome respiratório agudo, avança ainda o jornal Público. Aplicação esta que pode resultar em “auto cuidados ou marcação de consulta, sem passar por um operador”.

