As burlas continuam – infelizmente – a prosperar. Nos últimos dias, o Banco de Portugal deixou um aviso sobre certas práticas criminosas que têm acontecido em plataformas como a Vinted e o OLX com recurso ao MB Way.
Também recentemente a Google reforçou o seu apelo para que os utilizadores não facilitem na proteção das suas contas Gmail. Desta vez, é novamente o nome do SNS 24 que está a ser explorado para enganar os cidadãos.
Conforme explica o Ministério da Saúde, são vários os relatos de pessoas que foram alvo desta fraude, situação que levou a entidade a emitir um alerta público. De acordo com o comunicado oficial, vários utentes têm recebido "pelo menos dois tipos de mensagens falsas" supostamente enviadas pelo SNS 24.
O que dizem as mensagem?
Nessas mensagens, é pedido que o utente liquide uma dívida referente a uma ida à urgência. Para tal, os burlões usem um de dois esquemas: uma referência bancária direta para o pagamento ou um link que encaminha para sites fraudulentos que são muito parecidos com o do SNS. O objetivo é recolher dados pessoais e bancários dos utilizadores e/ou o valor do "pagamento em dívida".
O Ministério da Saúde esclarece que o SNS 24 nunca solicita qualquer tipo de pagamento, nem recolhe informações bancárias ou pessoais por SMS, e-mail, páginas web ou redes sociais. Todos os serviços disponibilizados pelo SNS 24 são gratuitos e públicos.
A recomendação do Ministério da Saúde é que se por acaso receberes uma mensagem deste género, não deves responder ou sequer clicar em link algum. Não insiras também nenhum dado bancário ou pessoal. O mais seguro é mesmo apagar imediatamente o SMS.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
