Os próximos smartphones 5G preparam-se para dar a cara na próxima semana, na Mobile World Congress 2019. Contudo, a Qualcomm já está preparada para um futuro ainda mais rápido.
A empresa revelou esta terça-feira a segunda geração de modems 5G. O Snapdragon X55 chega mais para o final de 2019 e promete velocidades de download de até 7Gbps. Esta geração promete não só grandes velocidades, mas também comunicação instantânea e a habilidade de ligar praticamente tudo.
Estamos a falar de uma tecnologia que pode ser implementada em várias áreas – carros autónomos, realidade virtual ou até na indústria. Ainda assim, os smartphones são o grande motor desta fase inicial da tecnologia.
A tecnologia 5G ainda tem muito por desenvolver
Os smartphones que veremos na MWC 2019 estarão equipados com o Snapdragon X50. Este modem que foi anunciado em 2016 e apenas lançado o ano passado permite velocidades até 5Gbps. Embora estejamos a falar de velocidades bastante superiores ao 4G, este é apenas o começo.
Teoricamente, o próximo Snapdragon X55 trar-te-á velocidades de download de até 7Gbps. Assim, basicamente podes fazer download de um filme na íntegra, ainda antes de colocares os headphones nos ouvidos.
A Qualcomm quer levar o 5G a todo o lado, pelo menos na teoria
Este chip promete simplificar a vida dos desenvolvedores de smartphones. Estamos a falar de suporte para multi-modo. Ou seja, 5G, 4G e até o velhinho 2G. Na prática, tal significa que a Qualcomm quer levar esta tecnologia aos quatro cantos do planeta.
Em síntese, o X55 traz velocidade e tecnologia que deixam qualquer entusiasta feliz por viver neste tempo. É de esperar que a tecnologia chegue, assim, ao maior número de pessoas possível. O 4G, por exemplo, é uma tecnologia que, em zonas remotas, mais vale nem tentar utilizar.
Editores 4gnews recomendam: