Snapdragon 8cx é mais rápido que um Intel Core i5 8250U (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Qualcomm deu a conhecer os testes feitos ao seu processador para portáteis com Windows 10. Chama-se Snapdragon 8cx, e nos vídeos revelados pela fabricante não só supera um Intel Core i5-8250U, como apresenta maior eficiência energética.

No primeiro teste em vídeo, a Qualcomm mostra que o seu processador é mais rápido que o concorrente a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. No vídeo em baixo, o processador da Intel precisou de 3 minutos e 39 segundos para concluir as tarefas que o Snapdragon 8cx concluiu em apenas 2 minutos e 28 segundos.

Abrir janelas no Google Chrome pode ser um processo demorado para alguns processadores. No vídeo em baixo, a Qualcomm mostra que o seu processador consegue abrir 10 janelas em 17 segundos. Já o concorrente leva 30 segundos a realizar o mesmo processo.

Em termos de especificações, o Snapdragon 8cx é fabricado sob o processo de 7 nanómetros. Encontra-se equipado com 8 núcleos Kyro 495, e uma gráfica Adreno 680 que conta com suporte para o DirectX 12.

Onde este processador se destaca é no facto de conseguir estas marcas consumindo bem menos. O seu TDP (thermal design power) é de 7W contra os 15W do concorrente da Intel. Este termo designa a quantidade máxima de energia que o processador necessita dissipar.

Snapdragon 8cx chega ao mercado ainda durante 2019

Esta nova aposta da Qualcomm parece muito promissora. Depois de se achar que a empresa lançaria uma versão do Snapdragon 855 para Windows, a empresa mostra assim as potencialidades deste novo processador. As últimas informações apontam para que o processador chegue ao mercado antes do final do ano.

De ressalvar que a comparação com um processador da série U da Intel não é feita à toa. Estes são processadores que equipam os chamados ultrabooks, ou ultraportáteis. Ou seja, serão processadores focados em equipar máquinas destinadas a portabilidade.

Esta apresentação decorreu durante a Computex 2019. O maior evento anual de computação decorre na cidade de Taipé, em Taiwan, até ao próximo dia 1 de junho.

Sabe mais sobre a Computex 2019:

  • Intel lança processadores Ice Lake: jogar num ultraportátil nunca foi tão fácil
  • Asus lança Zenbook Pro Duo: computador portátil com dois ecrãs 4K
  • HP traz versões com madeira nos seus novos computadores portáteis
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.