À medida que nos aproximamos do final do ano as atenções centram-se cada vez mais na próxima geração de processadores da norte-americana Qualcomm. Com efeito, aguardamos já pelo próximo chip topo de gama, o Snapdragon 898 (SM8450).
Este será o "motor" da próxima geração de smartphones topo de gama a chegar em 2022 (e alguns ainda em 2021). Entretanto, já sabíamos que este novo chip seria fabricando segundo o processo / litografia de 4 nm da Samsung, e temos agora novos detalhes.
O primeiro teste de benchmark ao processador Snapdragon 898
Em primeiro lugar, graças à sua nova litografia de 4 nm contamos com um aumento no desempenho de 20% face à geração atual - o Snapdragon 888 e Snapdragon 888+ (Plus), ambos a 5 nm. Agora, os primeiros benchmarks vêm corroborar esta tese.
Acima podemos ver aquele que é possivelmente o primeiro resultado registado do processador Snapdragon 898 da Qualcomm num teste da Geekbench. Será, porventura, um protótipo em fase de testes, mas revela já o potencial em si contido.
Curiosamente, o smartphone usado como plataforma de teste para este chip foi um novo modelo da chinesa Vivo. Mais concretamente, o Vivo V2102A ainda em desenvolvimento e, tendo em consideração as suas caraterísticas, será um flagship.
O próximo SoC topo de gama da norte-americana Qualcomm
Com uma pontuação de 720 pontos para o teste single-core ou núcleo único e de 1919 pontos no segmento multi-core, o Snapdragon 898 está um nível acima de toda a concorrência. Atualmente, com efeito, não há um SoC que se lhe possa comparar em 2021.
Tendo em consideração as pontuações obtidas pelos demais processadores em existência na plataforma Geekbench, o suposto Snapdraogn 898 mostra-se bastante superior.
Pela listagem da pontuação nesta plataforma vemos também a referência a à arquitetura dual Part 3400. Há ainda a menção à gráfica Adreno 730 GPU.
O novo Snapdragon 898 chega em dezembro na Qualcomm Summit
Além disso, o Snapdragon 898 terá uma configuração de 8 núcleos, portanto, um SoC octa-core com a principal frequência a colocar-se nos 1,78 Ghz. No entanto, segundo a convicção do leaker Digital Chat Station esta valor aumentará assim que começar a produção em massa desta geração de processadores para dispositivos móveis.
Em síntese, o novo processador será consideravelmente mais poderoso com ganhos na ordem nos 20%. Em simultâneo, o consumo de energia será consideravelmente menor, fruto da maior compactação com a litografia de 4 nm.
Por fim, temos que aguardar agora pela Qualcomm Summit, a conferência anual da tecnológica, a realizar-se em dezembro. Aí, caso tudo corro conforme previsto, ficaremos a conhecer oficialmente o novo processador Snapdragon 898.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Segway-Ninebot: o robot corta relva que vais querer comprar!
- Samsung prepara um novo trunfo para a sua gama Galaxy A em 2022
- Xiaomi destrona Apple e já é a maior vendedora de dispositivos wearable