Snapdragon 888 Plus é oficial! Eis o novo SoC topo de gama da Qualcomm

Rui Bacelar
Comentar

A norte-americana Qualcomm acaba de apresentar o seu mais recente e poderoso processador para dispositivos móveis, o Snapdragon 888 Plus. É uma versão melhorada com melhor motor de Inteligência Artificial e frequência de processamento máxima a 3 GHz.

O anúncio foi feito durante o certame tecnológico Mobile World Congress (MWC) 2021, totalmente virtual, e no qual temos ficado a conhecer alguns novos produtos. Entre estes, destaca-se agora o SoC Qualcomm a figurar nos melhores smartphones Android.

Chegou o novo SoC Snapdragon 888 Plus da Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 888 Plus

A empresa sediada em San Diego, Estados Unidos da América, revelou esta nova plataforma para dispositivos móveis que se destaca, face ao antecessor - o Snapdragon 888 - na frequência máxima de processamento (3 GHz) do núcleo maior e pelo motor de IA.

De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 888 Plus o maior incremento de desempenho está no motor de IA - melhoria de até 20% na sua performance.

Importa frisar que o antecessor - SD888 - foi apresentado pela empresa norte-americana em dezembro último. Assim, volvidos cerca de seis meses temos agora um novo chipset a chegar ao mercado durante o terceiro trimestre de 2021.

Principais especificações do Qualcomm Snapdragon 888 Plus

  • CPU: núcleos Qualcomm Kryo 680, até 3 GHz, a 64-bit.
  • GPU: Adreno-660.
  • Motor de IA: Hexagon 780, 32 TOPS.
  • Modem: Snapdragon X60 5G Modem-RF, 7,5 Gbps DL, 3 Gbps UL, 5G multi-SIM global.
  • Wi-Fi: FastConnect 6900, Wi-Fi 6E, Wi-Fi 6, Wi-Fi 5, Wi-Fi 802.11/a/b/g/n.
  • Fotografia e vídeo: Spectra 580 ISP, suporte para câmara tripla até 28 MP, câmara dupla até 64 MP, câmara singular até 200 MP. Gravação de vídeo até 720p @ 960 fps, 8K @ 30 fps.
  • Ecrã / display: 4K @ 60 Hz, QHD+ @ 144 Hz.
  • Litografia: 5 nm.
  • Outros: Bluetooth 5.2, USB 3.1.

Há poucas diferenças face ao Snapdragon 888 apresentado em dezembro último com a exceção do núcleo principal, de maiores dimensões, que adquire agora a tipologia Cortex-X1 da ARM. A frequência máxima de processamento é agora de 2,995 GHz.

A segunda diferença considerável reside no processador de inteligência artificial, apelidado de Qualcomm Hexagon 780 AI, um chip já de sexta geração. É capaz de entregar até 32 TOPS (Tera Operations Per Second), um incremento sólido face ao antecessor que entregava até 26 TOPS no Snapdragon 888. As demais especificações figuram na página dedicada ao SoC.

As demais caraterísticas e configurações permanecem inalteradas.

Por fim, tanto a ASUS como a Motorola e a Xiaomi já deram a saber que estão interessadas e dedicarão atenção a este novo SoC para smartphones Android. Até ao final do terceiro trimestre de 2021 terão smartphones novos equipados com o novo processador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.