Snapdragon 845 é bem mais rápido que o Snapdragon 835 da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Samsung, LG, Xiaomi, OnePlus e várias outras construtoras de dispositivos móveis, as OEM utilizariam o processador Qualcomm Snapdragon 835. Este poderoso motor alimentou (e alimenta) os melhores dispositivos do mercado e assim continuará até que chegue o seu sucessor. Chama-se Snapdragon 845 e já temos alguns testes que comparam a performance entre ambos.

Em 2018 deves ficar atento ao nome Snapdragon 845. Este processador seria apresentado no passado mês de dezembro mas ainda não está presente em nenhum smartphone no mercado. Algo que mudará a partir do dia 25 de fevereiro com o anúncio do Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9+, entre outros.

Vê ainda: 23 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Apesar de ainda não termos tido a oportunidade de testar devidamente este processador. Pela simples razão de ainda não existir nenhum smartphone que o empregue, temos agora os primeiros números. Olhando para as suas especificações a nossa reação inicial não foi muito entusiasta.

Note-se que este Qualcomm Snapdragon 845, tal como o seu antecessor, o Qualcomm Snapdragon 835 são construídos com o processo de litografia a 10nm. Desta forma, não esperávamos uma grande melhoria na sua performance. Aliás, pessoalmente estava à espera que a Qualcomm nos surpreendesse com o primeiro chip a 7nm. Tal não viria a acontecer.

Qualcomm Snapdragon 835 vs Qualcomm Snapdragon 845

A própria Qualcomm afirma que o novo "motor" é cerca de 30% mais poderoso e eficaz do que o Qualcomm Snapdragon 835, agora, temos os primeiros números. Note-se que este novo Snapdragon 845 será o motor de uma das variantes dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9+. Estarão disponíveis no mercado norte-americano. Entre nós teremos novos Sony Xperia, OnePlus e provavelmente até um novo Nokia com este SD 845.

Samsung será uma das marcas a usar estes novo processador

De acordo com todos estes indicadores, o novo processador consegue atingir a performance máxima muito mais frequentemente do que o modelo anterior. Mais concretamente, 50% mais frequentemente. Os testes foram efetuados na popular plataforma AnTuTu.

Aí, seriam testados dois smartphones. O primeiro foi o Xiaomi Mi 6 com o processador Qualcomm Snapdragon 835. O segundo sendo o Xiaomi Mi MIX 2s com o Qualcomm Snapdragon 845. Note-se que este último ainda não foi apresentado mas poderá chegar já no MWC 2018.

Xiaomi Mi MIX 2S e Samsung Galaxy S9 serão os primeiros com este SD845

Caso este dispositivo exista efetivamente será um dos primeiros a chegar ao mercado com o novo processador. Poderá antecipar-se mesmo aos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus que chegarão aos EUA e à China com o SD 845. Seja como for, vemos aqui melhorias consistentes em todos os pontos chave.

Seja na performance do CPU (processamento), GPU (gráficos) e em toda a navegação (UX). Em todos estes parâmetros essenciais temos uma melhoria significativa. Ronda os 30%, valor que a própria tecnológica norte-americana já havia sugerido aquando da apresentação do novo processador.

Note-se que não temos qualquer informação sobre a quantidade de memória RAM no dispositivo Xiaomi Mi MIX 2S. Sabemos apenas que foi testado na AnTuTu e temos uma comparação dos resultados obtidos por si e pelo Mi 6. Podemos apenas analisar as diferenças de pontuação entre ambos.

Por último, relembrando as características do novo SoC temos aqui um "motor" octa-core, tal como o seu antecessor. Contudo, temos uma maior frequência de processamento. No total são 8 núcleos Kryo com um clock máximo de 2.8Ghz. Temos ainda um modem LTE Gigabit X20 com a gráfica Adreno 630.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Huawei distinguida pelo design dos seus produtos – Prémios iF Design 2018

alaxy S9. O que esperar da nova DeX Pad?

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.