Snapdragon 845
Snapdragon 845 já está em desenvolvimento

Poucos meses passaram desde a estreia do novo processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 835 e ainda menos tempo passou desde que estes começaram a ser comercializados em smartphones. Tendo começado por integrar o Galaxy S8 e o Xiaomi Mi 6, este processador deverá equipar muitos mais topos de gama este ano. No entanto, hoje trazemos pormenores sobre o seu possível sucessor, o Snapdragon 845.

Tendo-se esmerado com o 835, a Qualcomm parece já estar a trabalhar no seu novo microprocessador de próxima geração. Isso mesmo é revelado por uma imagem que coloca este ao lado de um microprocessador, de uma marca bem conhecida do público, e que merece também destaque. Falo do HiSilicon Kirin 970, que não está longe de chegar ao mercado.

Vê ainda: Motorola Moto Z2 trará especificações tão poderosas quanto o Galaxy S8

A começar pelo Snapdragon 845, ficamos a saber que este será composto por um combo de quatro núcleos ARM A75 e outros quatro ARM A53, voltando assim a Qualcomm a apostar num processador octa-core. Mais ficamos a saber que este processador terá uma arquitetura 10nm, sendo produzido com o processo LPE da Samsung, beneficiando ainda da nova GPU Adreno 630.
Já o novo processador da HiSilicon, o Kirin 970, terá componentes que o farão concorrer com o atual Snapdragon 835. Este será também um octa-core, com quatro núcleos ARM A73 e mais quatro ARM A53. Com uma arquitetura de 10nm, a novidade neste processador será a sua GPU. Em deterimento de um processador gráfico Mali, a HiSilicon irá optar pela Heimdallr MP, nova GPU da ARM. Este processador virá substituir o Kirin 960, chipset que equipa smartphones como o Huawei P10 e o Huawei Mate 9, entre outros.

Para além de pormenores técnicos, as tabelas reveladas hoje dão-nos uma ideia de quando serão lançados estes processadores. O Kirin 970 deverá chegar ainda em 2017, provavelmente entre o terceiro e o quarto trimestre deste ano (poderá equipar, possivelmente, o novo Huawei Mate 10). Por outro lado, o novo processador da Qualcomm terá a sua chegada adiada para o próximo ano, prevendo-se que aconteça nos primeiros três meses de 2018 (o Snapdragon 835 também estreou no periodo homólogo neste ano).

Se por um lado não surpreende ficarmos a saber alguns pormenores sobre o processador que vai equipar os próximos dispositivos Huawei, é surpreendente que o Snapdragon 845 esteja já a ser pensado pela Qualcomm. Isto mostra mais uma vez que a empresa norte-americana quererá manter-se como a verdadeira líder no mercado dos microprocessadores, estando precisamente a trabalhar para tal.

Outros temas relevantes:

BLUBOO S1: a febre do Xiaomi Mi Mix origina novo rival bem atraente

Xiaomi Redmi Pro 2 trará um preço amigável e boas especificações

Prepara-te para um iPhone 8 bem mais caro que o antecessor

ViaGizmochina
FonteIT Home
Editor 4gnews e estudante de Direito, nos tempos livres é mais provável encontrar-me a explorar novos géneros musicais, filmes e séries e a passar um bom tempo com amigos e família.