Galaxy S8
Qual é o Galaxy S8 mais potente?

A Samsung teve uma semana em cheio com o anúncio dos seus novos topos de gama (flagships) Galaxy S8 e Galaxy S8+ na passada quarta-feira. Os smartphones chegarão a Portugal em meados de abril mas já podes efetuar a sua pré-compra em diversas operadoras e lojas físicas.

Custando 829€ e 929€, os Galaxy S8 e S8+ elevam a fasquia no que toca a preços e inovação. Chegarão aos consumidores com dois “motores” diferentes, os processadores Snapdragon 835 e Exynos 8895 mas qual destes SoC’s será o mais potente? 

Em primeiro lugar, a todo o mercado europeu chegarão os Galaxy S8 e S8+ equipados com o processador feito pela própria Samsung, o Exynos 8895, o primeiro chip de 10nm da indústria (octa-core), o que permitirá uma maior velocidade e eficiência.

   

Contudo, todos conhecemos a reputação da Snapdragon e o seu novo SD 835 é um dos melhores processadores do mercado para dispositivos móveis. Este SoC será destinado ao mercado norte-americano e chinês mas resta a dúvida. Qual destes “motores” é o mais potente? Ora, vejamos o que nos diz a AnTuTu.

Os Galaxy S8 terão 2 “motores” distintos

No mercado norte-americano  e chinês os novos Galaxy S8 terão o processador Snapdragon 835 da Qualcomm, ao passo que todos os restantes mercados receberão a variante com o Exynos 8895. Isto deve-se a um mero jogo de patentes mas, para o consumidor final, qual será a diferença a nível de performance nos novos topos de gama da Samsung?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de terem as suas diferenças, ambos os processadores são bem semelhantes. Aliás, provavelmente não notaremos a diferença ao utilizar um Galaxy S8 com o Snapdragon e outro com o Exynos.

Veja-se a diferença de pontuações obtidas na aplicação de testes e benchmarks, a AnTuTu. De um lado temos o processador Exynos 8895 que obteve 174,155 pontos, ultrapassando o Apple iPhone 7 Plus, ainda que o diferencial seja pequeno. Por outro lado temos o Galaxy S8 com o Snapdragon 835 com uma pontuação de 162,101 pontos. Não deixa de ser uma pontuação impressionante mas fica um pouco abaixo do resultado obtido pelo novo Exynos.

Para o consumidor este pequeno diferencial não terá o mínimo impacto mas não deixa de ser interessante ver, em detalhe, a pontuação dos novos e melhores motores que equipam os flagships da Samsung. Se tivesses que escolher, qual “motor” escolherias?

“O Samsung Galaxy S8 reflecte o nosso empenho para reconquistarmos a confiança dos clientes. Com este lançamento, redefinimos o que é possível fazer em termos de segurança e criamos um marco importante no legado de smartphones da Samsung.” disse DJ Koh, Presidente da área de Comunicações Móveis Empresariais, na Samsung Electronics.

Outros assuntos relevantes:

UMi Z: UMIDIGI fará algo que a Apple não se atreveu

Google quer aplicações optimizadas para o rácio 18:9

Lojas Microsoft começam a vender Galaxy S8 e S8+ (Microsoft edition)