O próximo processador topo de gama da Qualcomm será o Snapdragon 8 Gen 4, cuja apresentação deverá acontecer no outono deste ano. Entretanto, as primeiras amostras deste componente deixam o mercado bastante empolgado com o seu potencial.
Através da rede social X, chegam indicações de que este processador conseguiu um desempenho exemplar com o jogo Genshin Impact. Este foi capaz de correr de forma estável durante 45 minutos em 1080p a 60 fps.
Amostra de engenharia do Snapdragon 8 Gen 4 surpreende a correr Genshin Impact
A fonte afirma que estes resultados foram alcançados com uma amostra de engenharia do próximo processador da Qualcomm. Ou seja, trata-se de um protótipo concebido para testes que poderá, ou não, chegar ao estado de produto final.
Importa sublinhar que o jogo Genshin Impact está, por defeito, limitado a uma taxa de 60 fps. Portanto, o desempenho real do Snapdragon 8 Gen 4 poderá permitir a execução de jogos com taxas de fotogramas mais elevadas. Algo que ainda não sabemos com rigor.
Uma versão mais desenvolvida e otimizada do Snapdragon 8 Gen 4 poderá até oferecer um desempenho gaming ainda mais impressionante. Não obstante, manter um desempenho estável durante 45 minutos num jogo como Genshin Impact já é de louvar.
Processador da Qualcomm contará com novos núcleos Oryon
A Qualcomm irá estrear com o lançamento do Snapdragon 8 Gen 4 os seus núcleos CPU Oryon. Esta mudança acontecerá para que a empresa consiga aproximar a configuração dos seus processadores à utilizada pela Apple na sua linha A.
Os primeiros indicadores são bastante promissores para o futuro dos processadores da Qualcomm. Ao que tudo indica, o Snapdragon 8 Gen 4 obteve uma pontuação 10% superior à do M2 da Apple nos 3DMark Wild Life Extreme Stress Test.
Com efeito, a premissa para a próxima geração de processadores da Qualcomm é bastante animadora. Ainda assim, teremos de aguardar por mais detalhes para termos uma compreensão mais correta do potencial deste processador.