Snapdragon 8 Gen 2: primeiras especificações reveladas do próximo chip premium da Qualcomm

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Qualcomm terá sido obrigada a alterar o cronograma de lançamento do processador Snapdragon 8 Gen 1 Plus, mas parece que consegue manter o seu plano de lançamento para o próximo chip premium.

Foram agora reveladas as primeiras especificações do próximo chip de topo da Qualcomm, Snapdragon 8 Gen 2, que deve ser anunciado no final de 2022.

Snapdragon 8 Gen 2 chega no final do ano com a mesma arquitetura do modelo anterior

A Qualcomm tinha tudo preparado para anunciar o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, uma versão melhorada do seu chip de topo, agora no mês de maio. Mas um surto de Covid-19 na China, terá alterado os planos da fabricante que deverá apenas anunciar este chip no segundo semestre de 2022.

Mas ao que tudo indica, esta foi a única alteração no cronograma de anúncios da Qualcomm. A fabricante está a trabalhar no sucessor do chip premium que, para já, tem chegada prevista para o fim de 2022.

Agora foram divulgadas as primeiras especificações do novíssimo chip Snapdragon 8 Gen 2, que terá esta designação seguindo a nova nomenclatura definida pela Qualcomm para o seu leque de processadores.

De acordo com as informações divulgadas, o novo chip vai chegar com a mesma arquitetura do modelo anterior, sendo que os núcleos vão estar localizados em três clusters segundo o esquema "1+3+4".

Na prática, o novo Snapdragon 8 Gen 2 vai integrar um super núcleo da série Cortex X, três núcleos de alto desempenho e quarto núcleos direcionados para a eficiência energética.

As mesmas fontes referem também a introdução de um novo modem 5G Snapdragon X70 que irá fornecer uma velocidade máxima de transferência de dados de até 10 Gbps, além de um mecanismo neural melhorado que vai agilizar todas as operações relacionadas com Inteligência Artificial e Machine Learning.

Atraso no anúncio do Snapdragon 8 Gen 1 Plus pode levar a adiamento de vários novos smartphones

Tal como já referimos, a Qualcomm terá sido obrigada a adiar para o segundo semestre deste ano o anúncio do novo Snapdragon 8 Gen 1 Plus. A consequência direta desta decisão é que muitas marcas vão ser obrigadas também a adiar o lançamentos dos seus novos smartphones que estejam equipados com o processador em causa.

Motorola e Xiaomi estão com certeza entre as marcas que vão adiar a chegada ao mercado do Frontier e Xiaomi 12 Ultra, respetivamente. Ambos os terminais têm ao comando o chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus e o seu lançamento estaria (e está) dependente do anúncio da Qualcomm.

Visto que a fabricante de chips adiou a revelação desta versão do seu chip premium, as duas marcas chinesas de smartphones não vão conseguir cumprir o calendário previsto de lançamento que iam acontecer durante o mês de maio, após o anúncio da Qualcomm.

Numa perspetiva a médio prazo, esta decisão da Qualcomm pode também afetar o lançamento dos novos dobráveis da Samsung, Galaxy Z Fold4 e Galaxy Z Flip4, apontados para integrarem o processador.

Para já, espera-se que a gigante sul-coreana lance os novos dobráveis no início de agosto, mas se a Qualcomm tiver previsto anunciar o Snapdragon 8 Gen 1 Plus para uma data posterior, a Samsung terá de refazer o seu cronograma de lançamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung quer trabalhar com a Apple. Parceria pode estar a caminho
  • Snapdragon 7 Gen 1 desilude em benchmark AnTuTu
  • Snapdragon 8 Gen 1 Plus: lançamento adiado pode afetar novas chegadas de smartphones ao mercado
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt