Seguindo a tradição, a americana Qualcomm prepara o lançamento de um novo processador de topo para a segunda metade de 2022. Esse chip ficará conhecido como Snapdragon 8 Gen 1 Plus, uma versão melhorada do processador desvendado em dezembro.
Por enquanto, ainda não existe informação oficial sobre a data de apresentação do novo processador. Entretanto, várias fontes ligadas ao segmento revelam-nos o que devemos esperar do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.
Snapdragon 8 Gen 1 Plus promete melhorias em aspetos essenciais
O conhecido leaker Yogesh Brar revelou recentemente as suas previsões para o novo processador da Qualcomm. Segundo os seus dados, esperam-se melhorias promissoras.
Começando pelo seu desempenho, Brar adianta que este será 10% mais poderoso que o Snapdragon 8 Gen 1. Sendo o novo chip uma atualização incremental, podemos considerar estes números bastante aceitáveis.
Em segundo lugar, a fonte aponta melhorias no sistema de refrigeração do novo processador. A convicção é de que o Snapdragon 8 Gen 1 Plus não irá aquecer em demasia e isso permitir-lhe-á manter o seu pico de desempenho durante mais tempo que o seu antecessor.
Igualmente importante será a gestão energética do Snapdragon 8 Gen 1 Plus que será igualmente melhorada. Segundo os primeiros testes preliminares, este chip oferece maior autonomia que o seu antecessor.
Em suma, o próximo processador da Qualcomm irá apresentar melhorias nos três principais pilares de qualquer processador. Será mais potente, mais eficiente e não aquecerá tanto.
Tais melhorias resultarão do novo processo de produção da TSMC baseado na litografia de 4 nm. Pese embora seja a mesma litografia do Snapdragon 8 Gen 1, a diferença está no fabrico que, no caso do último, está entregue à Samsung.
Portanto, uma mudança de fabricante deverá ser suficiente para a Qualcomm apresentar um processador mais otimizado. Quem ganha com esta mudança é mesmo o consumidor final.
Por fim, resta apenas informar que Yogesh Brar espera que o Snapdragon 8 Gen 1 Plus seja lançado em junho. Dado que contraria rumores iniciais a apontar para uma apresentação em maio.
Editores 4gnews recomendam:
- Qualcomm poderá responder tarde demais aos processadores M1 da Apple
- Smartphone gaming com câmara escondida já pode ser comprado em Portugal
- Xiaomi abre a sua maior loja de sempre! Concorrente das Apple Store?