Depois da MediaTek ter apresentado o seu potente chip Dimensity 9400, todas as atenções estão a concentrar-se no Spadragon 8 Elite da Qualcomm. Este deverá ser o chip da maior parte dos smartphones premium de próxima geração.
Mas agora alguns rumores estão a apontar para um problema sério do novo chip de topo da Qualcomm: mesmo numa utilização dita “normal”, este atinge temperaturas escaldantes.
Desempenho de topo pode trazer sobreaquecimento
De acordo com as informações divulgadas, o novo Snapdragon 8 Elite parece ter uma frequência de base de 2,78 GHz e um pico de 4,09 GHz. Ao que tudo indica a Samsung está a testar versões overclock para a série Galaxy S25 que podem chegar a uns incríveis 4,47 GHz.
Mas parece o reverso da medalha deste desempenho de topo à la desktop pode fazer com que os terminais atinjam uma temperatura de 98,5ºC. Numa palavra só: escaldante.
No entanto, há duas boas notícias. A primeira é que existem também rumores a avançar que o assunto pode ter sido resolvido pela Qualcomm e pelos fabricantes de smartphones.
E a segunda boa notícia é que, devido ao alto consumo energético do novo processador Qualcomm, as marcas devem incluir nos novos terminais baterias com a muito bem-vinda e enorme capacidade de 6000 mAh.
E até já temos um exemplo disso. O OnePlus 13 está já confirmado para ser um dos topo de gama alimentado pelo novo Snapdragon 8 Elite e, ao que tudo indica, vai também estar equipado com uma bateria de 6000 mAh.