Snapdragon 7s Gen 2 é o processador que todos vão querer ter em 2024

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A norte-americana Qualcomm está agora a preparar o lançamento do processador Snapdragon 7s Gen 2. Ao que tudo indica, este será um dos melhores processadores ou chipsets para dispositivos de gama média que vamos poder comprar já em 2024.

A tecnológica está a apontar este chipset para os melhores smartphones Android de gama média, com novos níveis de desempenho capaz de rivalizar com alguns equipamentos de gama alta atuais. Tudo isto a uma fração do preço dos chipsets topo de gama.

Qualcomm revela o novo Snapdragon 7s Gen 2 a 4 nm

Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2
Imagem de apresentação do novo chipset Snapdragon 7s Gen 2 da Qualcomm.

Em causa está um SoC com litografia de 4 nm, apresentando-se como opção muito capaz para dispositivos com preço mais atraente face aos Snapdragon Series 8. Ou seja, na prática conseguirá entregar um chipset com "poder" similar, mas custando menos.

Desse modo as fabricantes de dispositivos móveis (OEM's) poderão criar novos smartphones Android (ou tablets) com desempenho de gama alta, ao passo que o preço se mantém competitivo. Para os consumidores será, objetivamente, uma mais-valia em 2024.

Tal como avança a publicação GSMArena, este chipset foi formalmente apresentado pela tecnológica norte-americana para nossa surpresa. Chega também com um novo nome, ajudando assim a marca a uniformizar também os seus lançamentos e nomenclatura.

Tratando-se de uma plataforma assente na litografia de 4 nm, teremos um novo nível de eficiência energética e poder de processamento capaz de rivalizar até com a gama Gen 8. O preço será, contudo, consideravelmente mais baixo, perfeito para o segmento intermédio.

Mais poder e mais eficiência energética com o Snapdragon 7s Gen 2

Note-se que esta é uma nova gama que se coloca lado a lado com a Gen 7 convencional. A propósito, o CPU do novo Snapdragon 7s Gen 2 apresenta-se menos poderoso que o dos Snapdragon 7. De igual modo, também o processador sinal de imagem (ISP) é mais comedido, sinalizando a verdadeira colocação desta nova gama, abaixo dos Snapdragon 7 convencionais.

Em todo o caso, a Qualcomm não revelou ao certo o que representa a nova gama 7s, mas vemos aqui especificações algo inferiores aos Snapdragon 7. Dito isto, será uma opção ainda mais acessível, mas com desempenho de muita qualidade para os dispositivos.

Mais concretamente, no Snapdragon 7s temos quatro núcleos a 2,4 GHz para grande desempenho, ao passo que os outros quatro núcleos apresentam uma frequência de 1,95 GHz para eficiência energética. É esta a sua configuração nucleica.

Foco no desempenho e na relação qualidade / preço para 2024

Qualcomm introduced the Snapdragon '7s' Gen 2 chipset will be based on 4nm process technology!- The CPU and ISP of the Snapdragon 7s Gen 2 are less powerful than other Snapdragon 7 series chips, indicating a lower overall positioning.Share your thoughts on this🤌...1/4🧵 pic.twitter.com/infIv1lPSD

— Shreyas (@shreyasshre12) 19 de setembro de 2023

Através da consulta à página oficial do novo processador vemos ainda que os seus três principais pilares são o desempenho, a experiência de jogo (gaming) e a Inteligência Artificial (IA). A isto soma-se o foco na fotografia, bem como a conetividade.

De momento a Qualcomm não especifica o modelo da Adreno GPU, mas aponta o suporte para resolução Full-HD+ a 144 Hz de taxa de atualização. Temos também a plataforma de conetividade FastConnect 6700 com velocidades máximas suportadas de 2,9 Gbps, ao passo que o padrão de Bluetooth suportado é o Bluetooth 5.2.

Temos ainda o Spectra ISP com suporte para uma única câmara de 200 MP e captação de vídeo a 4K a 30 fps. O chipset suporta ainda memória RAM LPDRR5 a 3200 MHz, além do padrão USB-C 3.1, bem como o padrão Quick Charge 4+.

Por fim, a Xiaomi prepara-se para, novamente, ser a primeira construtura a empregar um novo processador da Qualcomm. O telefone em concreto para esta estreia será o Redmi Note 13 Pro, o seu próximo lançamento de gama média / alta.

Redmi Note 13 Pro will be the first phone powered by the Snapdragon 7s Gen 2The phone will also have a 200mp main camera and a 1.5K display with 1800 nit peak brightness pic.twitter.com/cGCpkmDbCQ

— Anthony (@TheGalox_) 19 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.