Snapdragon 780G é o novo SoC Qualcomm de gama média a 5 nm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A norte-americana Qualcomm acaba de revelar o novo processador para dispositivos móveis de gama média. Eis o Snapdragon 780G com litografia de 5 nm, sendo essencialmente uma versão lite do topo de gama Snapdragon 888 que domina o mercado Android.

Equipado com ótimas especificações, este pode ser o melhor processador alguma vez concebido para o segmento de gama média ao entregar mais poder de processamento e eficiência na gestão energética aos consumidores. Tudo isto num SoC mais acessível.

O Snapdragon 780G é o novo SoC a 5 nm da Qualcomm

De acordo com a norte-americana, o novo SoC utiliza um CPU Kryo 670 com até "mais 40% de desempenho", sem ponto de referência para esta comparação. De qualquer modo, os núcleos usados - da série 600 - devem sorver inspiração dos CortexA-78.

Note-se, por exemplo, que o também recente Snapdragon 768G usa núcleos CortexA-76 da ARM. Ora, este pode ser o ponto de comparação para o novo SoC, indo sensivelmente ao encontro do incremento apontado de 40% no desempenho do processador.

Mais concretamente, no novo Snapdragon 780G os núcleos têm uma frequência máxima de processamento de 2,4 GHz, sendo comparáveis núcleos maiores do SoC topo de gama, o Snapdragon 888 cujo núcleo principal atinge os 2,84 GHz.

Seguindo a lista de especificações divulgada pela Qualcomm, damos conta da gráfica Adreno 642 cujo desempenho deve aproximar-se do que vimos nos Snapdragon 855 e SD 865.

Note-se que esta gráfica suporta ecrãs com taxa de atualização até 144 Hz em resoluções até Full-HD+ (1080p). Mais ainda, o núcleo gráfico garante o suporte para o padrão HDR10.

O novo "motor" tem o número de modelo SM7350-AB, sendo capaz de suportar memória RAM LPDDR4 até 2,1 Ghz (frequência) e 16 GB (capacidade). As suas caraterísticas são impressionantes, catapultando-o para a lista dos melhores processadores mobile.

O novo SoC Qualcomm tem muito poder para captação de imagem e vídeo

A própria Qualcomm apelida-o de um "motor incrível para criação de conteúdos com IA poderosa e captura brilhante". A sustentar este título, o Snapdragon 780G apresenta um processador de sinal de imagem (ISP) triplo, o conjunto Spectra 570 ISP.

Na prática, isto significa que é possível processar o sinal captado por três câmaras em simultâneo, algo que até ao momento estava reservado para os topos de gama. Para os consumidores, desbloqueará novas opções de criação de conteúdo.

Temos suporte para imagens com profundidade de cor a 10-bits e para vídeo temos o Rec.2020. Também permite captar vídeo em vários formatos HDR comuns como HDR10, HDR10+ e o HLG.

Suporta, por exemplo, uma única câmara com sensor de até 84 MP sem "Shutter Lag", ou câmaras até 192 MP combinadas.

O Snapdragon 780G conta com o motor de Inteligência Artificial Hexagon 770, com até 12 TOPS de performance. É essencialmente o dobro do seu antecessor, o SD 768G que entregrava até 5,4 TOPS. Está mais em linha com o SD 865 e SD 870.

Na prática, este reforço do motor de IA ajudará a desbloquear as capacidades de fotografia computacional, resultando em melhores imagens com ótimo pós-processamento e poderemos ver alguns smartphones de gama média no Top da DxOMark.

O Xiaomi Mi 11 Lite será um dos primeiros smartphones com o Snapdragon 780G 5G

Este SoC Qualcomm usa o modem X53 5G com suporte para velocidades de download até 3,3 GBps. Por outro lado, não suporta o mmWave para a quinta geração de redes móveis, "apenas" o sub-6.

O processador suporta ainda a tecnologia de carga rápida Quick Charge 4+, bem como o padrão USB 3.1. Suporta ainda o padrão Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, entre outras conetividades.

Os primeiros smartphones com este novo processador da Qualcomm chegarão o mercado nos próximos meses. A Xiaomi já deu a saber que será uma das primeiras a usar o Snapdragon 780G 5G no seu próximo Mi 11 Lite.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: novo computador portátil não engana ninguém na inspiração
  • Xiaomi Mi 11 Lite vai estrear o novo processador Snapdragon 780G
  • OnePlus 9R é o melhor smartphone que não poderás comprar
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.